"Afastar muitos para longe do rebanho, foi para isso que eu vim!" Nietzsche

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

"A Deposição de Portugal no Túmulo"



O governo português adquiriu no passado dia 29 de Novembro, em Lisboa, mais uma obra de arte. E claro, todos sabemos que o investimento em obras de arte, é sempre um bom investimento!


A obra em questão, é uma pintura a óleo sobre tela, do pintor Giovanni Battista Tiepolo (1696-1770), chamada a “A Deposição de Cristo no Túmulo", também conhecida pelo “Enterro do Senhor” tendo sido realizada em Espanha entre 1769 e 1770.


Este quadro fazia parte da colecção de um particular e por ser objecto de protecção legal desde 1939, não podia sair do país, já que era considerado como bem de interesse nacional, encontrando-se em processo de requalificação para actualização da sua classificação.


A obra foi leiloada com uma base de licitação de 1,250 milhões de euros e foi comprada pelo estado português, representado por Fernando Mota Carneiro, do Instituto dos Museus e da Conservação. Apesar de inicialmente ter sido anunciado que o governo não teria fundos para a compra da mesma, foi adquirida pelo estado português pela módica quantia de 1,5 milhões de euros.


O representante do governo não pode informar os presentes, de como foi possível obter a verba necessária para a compra deste quadro. Ao que parece, o Ministério da Cultura havia anunciado que não dispunha de verbas para a compra do mesmo. A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima afirmou que nada tinha a anunciar quando interrogada sobre o destino da obra, a qual vai poder ser vista no Museu Nacional de Arte Antiga, ao lado do único outro Tiepolo exposto a público em Portugal.


Ah pois é!!! É verdade que o quadro foi um pouco caro mas sabem como é… uns trocos daqui, outros dali, e há sempre mais uma moeda perdida nos bolsos das calças… somos um país sempre à frente! A verdade é que Tiepolo foi um dos grandes pintores italianos da sua época e tenho imenso respeito pela sua obra mas… e então o investimento na saúde e na educação? Pois parece que não…



P.S. : Aceitam-se encomendas de pinturas e desenhos!

3 comentários:

el.sa disse...

Era o quadro do Tiepolo ou outro estudo sobre a localização do novo aeroporto;)

Alguém... disse...

Bem-vinda camarada, companheira e amiga! Concordo com a Feitixeira. Ou era o quadro do Tiepolo, ou outro estudo sobre a nova localização do novo aeroporto, ou ainda uma jantarada para os chefes de estado que ultimamente vêm com regularidade... deve ser por causa do tempo, parece que o nosso clima faz bem a quem tem asma, he, he!

Dona Betã disse...

Estás enganada, Feitixeira.

O quadro é necessariamente indispensavelmente e urgentemente necessário, indispensável e urgente ter pendurado no Museu.

Caso contrário, como é que funcionaria bem a bendita Triagem de Manchester nos nossos hospitais?
Como é que o serviço 24Horas Saúde (não sei bem se é este o nome) seria eficaz?
Como é que a bendita lista de espera dos hospitais poderia ser menos aterradora?
Como é que o meu médico de família poderia faltar 1 em cada 3 dias de consultas e ter uma lista de marcações para Março do ano que vem?
Como é poderíamos ter isso e muito mais?

Por isso é que resolvi ter um Zoo em vez de um blog a sério.

Um beijo, se me é permitido