"Afastar muitos para longe do rebanho, foi para isso que eu vim!" Nietzsche

domingo, 30 de dezembro de 2007

Um óptimo ano de 2008!

Para além das acertadas e admiráveis medidas tomadas pelo governo do Sr. Sócrates, isto foi o que mais marcou Portugal em 2007.
Estou desejoso para que o ano de 2008 comece, pois cada vez que começa um novo ano, começam os novos preços... e esses são sempre a subir!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Cheira-me que nos vão outra vez ao bolso...


Jornal Público de 05/12/2007 por Raquel de Almeida Correia, Ana Fernandes.


Cinco cêntimos. É este o valor que o Governo pretende que os consumidores paguem por cada saco de plástico utilizado para transportar compras realizadas nas grandes superfícies comerciais (…) fala-se de inconstitucionalidade, por não explicar que estabelecimentos comerciais vão estar sujeitos a esta medida, uma vez que se refere, de forma generalista, a "operadores de maior dimensão" (…) Os operadores contestam, no entanto, esta afirmação, uma vez que já pagam uma taxa sobre estes produtos à Sociedade Ponto Verde, com o objectivo de suportar financeiramente a recolha e o tratamento de resíduos (…) A tutela dá o exemplo de estabelecimentos como Minipreço, Lidl, Plus, Aldi, Dia e Pingo Doce, são os únicos casos em Portugal, praticando preços entre os dois e os três cêntimos. O ministério não explica, porém, como chegou a um valor de cinco cêntimos (…) O ministério argumenta com o sucesso do caso irlandês: "A aplicação de uma taxa de 15 cêntimos diminuiu o consumo de sacos de plástico em 90 por cento. A partir de Julho de 2007, o valor subiu para os 22 cêntimos". Em Portugal, a experiência do Pingo Doce, que cobra dois cêntimos por cada unidade, levou a um decréscimo de 50 por cento na quantidade de sacos distribuídos.



  • 1º A plasticomania tem tomado conta do planeta desde que o inglês Alexander Parkes inventou o primeiro plástico em 1862, por isso vão pedir a taxa a este senhor;


  • 2º Concordo com Pinho Cardão quando escreve no blog 4ª República o seguinte: “vai cobrar uma taxa sobre sacos de plástico de supermercados, de cinco cêntimos por saco. Um imposto ecológico, segundo diz, a reverter para o Instituto da Natureza e Biodiversidade! Uma taxa pressupõe um serviço; ora não vejo que serviço o Estado me preste, se me obrigar a levar na mão os artigos que compro no supermercado, por me recusar a pagar tal importância. Portanto, não é uma taxa. Não sendo taxa, é pura e simplesmente um novo imposto. Mas um imposto destina-se a cobrir as funções essenciais do Estado, como acontece com o IRS, o IRC ou o IVA. E não pode ser consignado ao que quer que seja em particular, é um princípio geral. Ora este imposto que se diz ser uma taxa, ou esta taxa que se diz ser imposto fica logo consignado ao Instituto da Natureza e Biodiversidade. Instituto este que eu já pago com impostos, dado que é alimentado pelo OGE para cumprir as suas duvidosas funções, e tenho agora que repagar com taxas, por um serviço que ninguém me definiu. Mas não pago só em duplicado. Pago, na melhor das hipóteses em triplicado. É que os operadores já pagam uma taxa sobre esses produtos, o ecovalor, calculado em função da gramagem e que representa cerca de 11% de cada saco de plástico. Que o supermercado repercute no consumidor, através do preço dos produtos que adquire”;


  • 3º Acho que sendo o ordenado mínimo em Portugal de 374,70 euros e irmos pagar 5 cêntimos por saco e a Irlanda pagar 22 cêntimos onde o ordenado mínimo é acima dos 1000 euros. Parece-me que os irlandeses podiam pagar um bocadinho mais. Sinceramente, não me importava de pagar 50 cêntimos por saco plástico se o ordenado mínimo em Portugal fosse os 1.467 euros do Luxemburgo;


  • 4º Acho que esta taxa também se devia cobrar à quantidade de água que uma pessoa gasta versus a quantidade de fezes que uma pessoa expele. Pois o que actualmente acontece é que uma pessoa que obre pouco gasta tanta água como uma pessoa que obre muito. Um exemplo prático, um/a obstipado/a faz uma caganita e ao puxar o autoclismo vais gastar a mesma água que uma pessoa que faça uma grande cagada. Não me parece justo. Devia-se pesar as fezes de todos e fazer a relação de água que se gasta. Os que cagam pouco e que gastam tanta água como os que cagam muito, deviam pagar uma taxa pois usam água indevidamente;


  • 5º Se o Governo se preocupa tanto com o ambiente e a biodiversidade, penso que se for avante com a taxa esta não devia ser de 5 cêntimos, porque isso é pra meninas. Devia ser sim, de 5 euros por saco. Assim reduzia-se o consumo rapidamente. Mas se quererem um conselho melhor, quando for nas campanhas das eleições que temos menos duas 2 em 2 anos, quando não são mais. Tentem não usar plástico ou madeira durante as campanhas. É que realmente os cartazes, as canetas, os autocolantes, as bandeiras e bandeirolas, os marcadores de livro, os sacos com brinde e os milhares de folhetos danificam o ambiente, danificam-nos a vista, os ouvidos, as mãos e a paciência! Para não falar que uns distribuem o “lixo” e os senhores das limpezas que são pagos por todos nós é que ainda têm que ir limpar a porcaria! Já agora, as arvores que têm vindo a sobreviveram aos incêndios, com certeza que vão ser usadas para fazer propaganda nas próximas eleições. Elas desde já agradecem!
    Vou já arranjar meia dúzia daqueles sacos parecidos com os da IKEA que aguentam 200 quilos para ver se não pago a prometida taxa/imposto e se protejo o ambiente. Porque estou a ver que o ambiente está cada vez pior e que eu estou cada vez com menos dinheiro no bolso.

O meu Presidente é o Maior...

O meu Presidente António Costa conseguiu um empréstimo de 400 milhões de euros (cerca de 80 milhões de contos), embora quisesse um empréstimo de 500 milhões de euros (cerca de 100 milhões de contos). E afirmou que com estes 400 milhões têm que ser ainda mais rigorosos e metódicos.

Este governo que nos pede cada vez mais contenção de despesas, uma melhor organização e uma melhor gestão, tem em António Costa o expoente máximo destes pedidos. Eu passo a explicar.

  • Em 1º lugar: acho que a divida aos fornecedores realmente deve ser a 2º prioridade do meu Presidente, pois a 1ª prioridade como ele disse e muito bem, são os carros estacionados em segunda fila;

  • Em 2º lugar: para quem pedia 500 milhões e conseguiu 400 milhões, penso que nem o melhor regateador de Alfama, ou mesmo da famosa Feira da Ladra conseguia melhor;

  • Em 3º lugar: quando ele diz que com os 400 milhões de euros têm que ser ainda mais rigorosos, eu penso que se tivesse conseguido apenas 200 milhões, ai ele tinha que ser ultra, mega, super, refixe de rigoroso! Realmente todos temos que admitir que com 500 milhões de euros da mão é difícil não resistir à tentação, ainda por cima vem aí o Natal. E com certeza que se o meu Presidente tivesse os 500 milhões de euros da mão ofereceria pelo menos uma caixa de bombons a todos os lisboetas;

  • Em 4º lugar: O facto de António Costa ter sido o rosto político da nova Lei das Finanças Locais (na qual se estabelece um férreo limite ao endividamento das autarquias com sanções pecuniárias, bem como a fixação de limites anuais para as despesas autárquicas com pessoal), não o afecta de maneira nenhuma. Pois a lei é para cumprir pelas outras Autarquias… o facto de o meu Presidente ter dado a cara e ter concordado com esta lei, foi quando ele era Ministro da Administração Interna e de Estado de 2005-03-12 até 2007-05-16. Agora as coisas mudaram, agora é autarca da Câmara de Lisboa, ou seja é Presidente da Câmara de Lisboa. Eu concordo com ele. A lei das finanças Locais é boa mas é prós outros, porque ele manda na capital de Portugal. Como se dizia na tropa “orientem-se”! E foi o que António Costa fez! O meu Presidente é o Maior!

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

"A Deposição de Portugal no Túmulo"



O governo português adquiriu no passado dia 29 de Novembro, em Lisboa, mais uma obra de arte. E claro, todos sabemos que o investimento em obras de arte, é sempre um bom investimento!


A obra em questão, é uma pintura a óleo sobre tela, do pintor Giovanni Battista Tiepolo (1696-1770), chamada a “A Deposição de Cristo no Túmulo", também conhecida pelo “Enterro do Senhor” tendo sido realizada em Espanha entre 1769 e 1770.


Este quadro fazia parte da colecção de um particular e por ser objecto de protecção legal desde 1939, não podia sair do país, já que era considerado como bem de interesse nacional, encontrando-se em processo de requalificação para actualização da sua classificação.


A obra foi leiloada com uma base de licitação de 1,250 milhões de euros e foi comprada pelo estado português, representado por Fernando Mota Carneiro, do Instituto dos Museus e da Conservação. Apesar de inicialmente ter sido anunciado que o governo não teria fundos para a compra da mesma, foi adquirida pelo estado português pela módica quantia de 1,5 milhões de euros.


O representante do governo não pode informar os presentes, de como foi possível obter a verba necessária para a compra deste quadro. Ao que parece, o Ministério da Cultura havia anunciado que não dispunha de verbas para a compra do mesmo. A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima afirmou que nada tinha a anunciar quando interrogada sobre o destino da obra, a qual vai poder ser vista no Museu Nacional de Arte Antiga, ao lado do único outro Tiepolo exposto a público em Portugal.


Ah pois é!!! É verdade que o quadro foi um pouco caro mas sabem como é… uns trocos daqui, outros dali, e há sempre mais uma moeda perdida nos bolsos das calças… somos um país sempre à frente! A verdade é que Tiepolo foi um dos grandes pintores italianos da sua época e tenho imenso respeito pela sua obra mas… e então o investimento na saúde e na educação? Pois parece que não…



P.S. : Aceitam-se encomendas de pinturas e desenhos!

Decidi deixar de fumar!



Decidi deixar de fumar dia 3 de Dezembro.


  • 1º nunca mais inventam os cigarros com vitamina C + anti-oxidantes;
  • 2º o dinheiro que se gasta realmente é mal empregue;
  • 3º há perfumes com um aroma bem mais atraente do que o cheiro do tabaco;
  • 4º fica mal um gajo de Saúde Pública fumar;
  • 5º um gajo que está a fazer uma tese de dissertação sobre o consumo de tabaco, não devia fumar;
  • 6º vai na volta fumar faz mesmo mal.
Como diria um amigo meu "Boa? Boa."

Clique para saber mais sobre os malefícios do consumo do tabaco e benefícios da cessação tabágica

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Histórias da Carochinha!


Não podemos continuar a conviver sem sobressalto com os níveis de desemprego e pobreza com que o nosso país se confronta. Propomo-nos por isso dar um novo impulso a esse combate contra as desigualdades, intervindo em todas as frentes da actividade governativa, mas com uma especial atenção às políticas de desenvolvimento dos territórios, às políticas de apoio às famílias e às que visam o apoio ao rendimento dos mais desprovidos.
Mas alguém tem dúvidas que este governo não está a cumprir o programa legislativo, alguém tem dúvidas que as promessas que o programa contem não vão ser cumpridas.... estilo do género, do tipo dentro em breve?

Quem dúvida, não é bom português... homens de pouca fé!



Nesta foto, onde está o ministro Mário Lino???

No outro dia no telejornal da hora do almoço na SIC, passou uma reportagem sobre uma criança de 7 anos, que aos 2 dias de vida contraiu uma meningite bacteriana, ficando com paralisia cerebral. Este jovem tem um ritmo de aprendizagem próprio e para se desenvolver tem apoio especial devido às suas características. Até à data, tinha direito a 4 horas desse acompanhamento especial. Acompanhamento que estava a ser efectivo, benéfico para a criança, mas também para os seus pais que o viam a desenvolver. Mas esse horário foi reduzido de 4 horas para 2 horas, havendo o perigo real desse acompanhamento especial cessar, por falta de verbas…
Realmente até fiquei de boca aberta com esta notícia! Vê-se mesmo que estes jornalistas não percebem nada de nada… então não se percebe logo que não é por falta de verbas que a criança vê reduzida e talvez cessado o seu acompanhamento especial!?
Ó senhores jornalistas coloquem os neurónios a trabalhar. Então não se percebe logo que a pessoa que fornece acompanhamento especial vai mais cedo ou mais tarde cessar funções para ir dar acompanhamento especial aos ministros do primeiro-ministro José Sócrates! Olhem bem para a foto, não se vê logo que precisam de acompanhamento especial, ou vocês pensam que isto de ser ministro é fácil?!

Leiam e depois digam alguma coisa:

BASES PROGRAMÁTICAS PARTIDO SOCIALISTA LEGISLATIVAS 2005
Lisboa, 21 de Janeiro de 2005


IV – Protecção social e combate à pobreza: mais futuro, melhor presente
2.2. As pessoas primeiro


Pensemos nas crianças e jovens em situação de exclusão, nas famílias monoparentais, nos nossos idosos pobres e isolados, nas pessoas com deficiência e nas suas múltiplas exclusões, nos sem abrigo, nos imigrantes a quem acolhemos sem assegurar condições de vida e trabalho sem um mínimo de dignidade.
Os compromissos que aqui subscrevemos são, desse ponto de vista, vias indispensáveis para que, promovendo famílias mais inclusivas e mais qualificadas na prestação dos cuidados de que são em primeira linha responsáveis, com o necessário apoio público, estejamos a dirigir-nos para uma sociedade mais coesa e nessa medida mais equilibrada, mais justa e afinal mais competitiva e dinâmica.

Lançar e concretizar a rede de Cuidados Continuados Integrados, que centrada no cidadão com dependência assegure capacidade acrescida de participação e autonomia;

Resposta à pergunta "nesta foto onde está o ministro Mário Lino?" Na 2ª fila a contar de cima, está no 5º lugar a contar da esquerda para a direita.

Clique aqui para consultar o programa legislativo na integra

A brincar a brincar!!!

sábado, 1 de dezembro de 2007

Traz um amigo também...


Não é novidade, mas mais uma vez Sindicatos e Governo não se entendem quanto aos números de adesão à greve. A Frente Comum fala numa adesão superior a 80 por cento, enquanto o Governo, pela voz do secretário de Estado da Administração Pública, João Figueiredo, afirma que apenas 20 por cento dos funcionários públicos aderiu à paralisação. (Correio da Manhã)

Como este Governo, nunca dos deu razões para desconfiar, eu acredito nos números dados pelo secretário de Estado da Administração Pública.

Se não fizeste greve, porque estás contente por veres os aumentos salariais congelados, a progressão na carreira estagnada, as condições de trabalho a degradarem-se dia a dia e gostas de ouvir dizer por parte dos governantes que ganhas muito e fazes pouco. Então tomaste a decisão certa! Tens o perfil de funcionário público que este Governo pretende. Existem fortes possibilidades de seres convidado para dar a “cara” do próximo jogo da Marvel, intitulado “Super Zé”.

Se por outro lado, pertences ao grupo daqueles que queriam fazer greve, mas devido à profissão que exerces és impedido de a fazer (militares, forças policiais e outros), ou porque “alguém” te disse que se calhar não te renovavam o contracto, ou porque simplesmente te encontravas de folga/férias. Não fiques chateado! Uns psicólogos disponibilizaram um jogo onde podes exorcizar o demónio que te atormenta!


Clica aqui e inicia o combate com o demónio!
http://www.pictogame.com/game.php?game=p0ZRcQKXb8Hk