"Afastar muitos para longe do rebanho, foi para isso que eu vim!" Nietzsche

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Um grande bem haja...


É com pena que vejo este senhor a demitir-se da pasta da saúde. Eu continuo achar que ele é o homem indicado para liderar o ministério da saúde, pois para além da sua formação de base ser direito, o que lhe dá um conhecimento prático da saúde. Este senhor é professor catedrático em economia da saúde… pronto se calhar precisava de tirar uma pós-graduação em comunicação e outra em empatia e compreensão do próximo... epá mas Roma e Pavia não se fizeram num dia. Eu penso que ele vai voltar, já é a 2ª vez que tem a pasta da saúde. Na 1ª vez o governo na altura, foi a eleições antecipadas e ele não pôde terminar o mandato. Desta 2ª vez a ironia do destino foi francamente maior. É que não foram as futuras mães a chorar pelo fecho das maternidades, não foram as populações que se manifestaram de forma vigorosa pelo encerramento dos serviços de urgência, não foi o desagrado demonstrado pelos enfermeiros, médicos e outros profissionais pelas actuais medidas, não foram os comentários de analista políticos que se insurgiam contra Correia de Campos, não foi a revolta sentida pelos familiares das vítimas que morreram, porque não havia recursos disponíveis, sejam eles físicos, materiais, humanos. Nada disto demitiu o senhor Correia de Campos. Quem o levou a demitir-se, foi simplesmente um senhor bombeiro dessa grande terra Transmontana Alijo, que ao telefone disse: "ó valha-me Deus e o que é que eu faço, estou sozinho valha-me Deus...". Foi este homem, este simples homem que com toda a sua sinceridade, revolve recorrer à força divina para resolver um problema criado por um comum mortal.
É minha convicção que o senhor Correia de Campos vai voltar pela 3ª vez e dessa vez sim, ele vai conseguir cumprir um mandato até o fim.

Um bem haja senhor Correia de Campos!

domingo, 27 de janeiro de 2008

Mãe África, África Mãe!

Há quem diga que a terra de África tem aquela cor vermelha devido ao sangue nela derramada, infelizmente a cor da terra de África parece que cada vez está mais vermelha... Segundo o relatório da UNICEF, "são 26 mil crianças todos os dias, com menos de cinco anos, que morrem de doenças evitáveis. Estes dados traduzem-se em 9,7 milhões de crianças a morrerem por ano, quando podiam sobreviver se tivessem meios ou lhes fossem dadas as condições necessárias..." But who cares?!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Jogo altamente viciante, pode provocar dependência!

Para se entregar à dependência clique

Assim bais longe, ai bais, bais... e é este homem médico!



Pacheco Pereira considera «antidemocrática» a proposta de Menezes actual presidente do PSD, que quer mais comentadores na SIC Notícias e na RTP para que se equilibre o comentário político. Menezes propôs António José Seguro e um militante do PSD na SIC Notícias e o secretário-geral do PSD e Manuel Alegre na RTP.
Pacheco Pereira considerou «antidemocrática» e «ridícula» a sugestão feita pelo presidente do PSD, que entende que a SIC Notícias e a RTP deveriam acolher quatro comentadores, dois por cada canal, para equilibrar o comentário político.«Se temos um partido político que entende reorganizar os comentadores em função das regras que não têm a ver com partidos políticos isto é a coisa mais antidemocrática que se pode imaginar. Para além do mais é ridículo», afirmou.Na Figueira da Foz, este comentador da área social-democrata do programa Quadratura do Círculo, da SIC Notícias ironizou ainda dizendo que pensava que «entre os atributos de um dirigente político não estava reorganizar o espaço público».

De geração rasca passamos para Geração À Rasca...!




Para aqueles que se lembram do ano de 1992, (tinha eu 13 anos), governava pela 2ª vez com maioria absoluta o então Primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva, actual e sorridente Presidente da República (que por acaso tem o recorde de mais cargas policiais sobre os portugueses, mas isto foi um à parte), e os alunos durante uma cerimónia pública, num anfiteatro cheio de gente, viraram as costas ao então Ministro da Educação, Couto dos Santos, baixaram as calças e mostraram-lhe os seus rabiosques, para o efeito maquilhados, um a um, com as letras da expressão “Não Pagamos”. Estávamos no apogeu da luta contra as propinas, mas mais do que a recusa das propinas, o que ficou foi a ideia de que nada voltaria a ser como dantes, como se veio a confirmar pouco tempo depois com aquela que veio a ser designada de “geração rasca”, a dos alunos do secundário que se manifestaram contra a então Ministra da Educação, Manuela Ferreira Leite. E se tal designação apontava na altura, criticamente, para a ausência nesses alunos de qualquer princípio de responsabilidade ou de auto-responsabilidade, o certo é que os comportamentos desses e dos outros alunos ficam para história como exemplos, sinais, traços da mudança de uma sociedade tradicional para uma sociedade pós-tradicional.



  • "Mais de 42 mil licenciados estavam no desemprego em Março, o que representa uma subida de 14,1% relativamente ao mesmo período do ano passado. Os números são avançados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)"

  • "De 1987 a 2001, o número de doutorados a trabalhar em Portugal mais do que quadriplicou. No período de 1998-99, Portugal teve o maior crescimento de novos doutorados em "ciência e tecnologia" dos países da UE, 12% em comparação com a média europeia de 0,4%. Apesar deste acentuado crescimento, o número de investigadores (ETI) em relação à população activa ainda está em Portugal bastante longe da média europeia, situando-se ligeiramente acima de 60% dessa média" (Conselho dos Laboratórios Associados sobre o problema do Emprego Científico em Portugal).



Dúvidas, perguntas, questões, reparos ou apontamentos que queiram fazer é favor contactar a Ex-Ministra da Educação/Finanças Manuela Ferreira Leite ou o actual Primeiro-Ministro José Sócrates, obrigado!


terça-feira, 15 de janeiro de 2008

É uma cena, do tipo, do estilo... tás a ver!




  • * Alevantar* O acto de levantar com convicção, com o ar de 'a mim ninguém me come por parvo!... alevantei-me e fui-me embora!'.

  • *Aspergic * Medicamento português que mistura Aspegic com Aspirina.

  • *Assentar * O acto de sentar, só que com muita força, como fosse um tijolo a cair no cimento.

  • * Capom* Porta de motor de carros que quando se fecha faz POM!

  • * Destrocar* Trocar várias vezes a mesma nota até ficarmos com a mesma.

  • *Disvorciada* Mulher que se diz por aí que se vai divorciar.

  • *É assim…* Talvez a maior evolução da língua portuguesa. Termo que não quer dizer nada e não serve para nada. Deve ser colocado no início de qualquer frase. Muito utilizado por jornalistas e intelectuais.

  • *Entropeçar * Tropeçar duas vezes seguidas.

  • * Êros * Moeda alternativa ao Euro, adoptada por alguns portugueses.

  • * Falastes, dissestes* Articulação na 4ª pessoa do singular. Ex.: eu falei, tu falaste, ele falou, TU FALASTES.

  • *Fracturação * O resultado da soma do consumo de clientes em qualquer casa comercial. Casa que não fractura... não predura.

  • *Inclusiver * Forma de expressar que percebemos de um assunto. E digo mais: eu inclusiver acho esta palavra muita gira. Também existe a variante 'Inclusivel'.

  • * Mô* A forma mais prática de articular a palavra MEU e dar um ar afro à língua portuguesa, como 'bué' ou 'maning'. Ex.: Atão mô, tudo bem?
  • *Nha* Assim como Mô, é a forma mais prática de articular a palavra MINHA. Para quê perder tempo, não é? Fica sempre bem dizer 'Nha Mãe' e é uma poupança extraordinária.

  • *Númaro * Já está na Assembleia da República uma proposta de lei para se deixar de utilizar a palavra NÚMERO, a qual está em claro desuso. Por mim, acho um bom númaro!

  • *Parteleira* Local ideal para guardar os livros de Protuguês do tempo da escola.

  • *Perssunal * O contrário de amador. Muito utilizado por jogadores de futebol. Ex.: 'Sou perssunal de futebol'. Dica: deve ser articulada de forma rápida.

  • * Pitaxio* Aperitivo da classe do 'mindoím'.

  • *Prontus* Usar o mais possível. É só dar vontade e podemos sempre soltar um 'prontus'! Fica sempre bem.

  • *Prutugal * País ao lado da Espanha. Não é a Francia.

  • *Quaise * Também é uma palavra muito apreciada pelos nosso pseudo-intelectuais. Ainda não percebi muito bem o quer dizer, mas o problema deve ser meu.

  • * Stander* Local de venda. A forma mais famosa é, sem dúvida, o 'stander' de automóveis. O 'stander' é um dos grandes clássicos do 'português da cromagem'…

  • *Tipo* * Gajo* Juntamente com o 'É assim', faz parte das grandes evoluções da língua portuguesa. Também sem querer dizer nada, e não servindo para nada, pode ser usado quando se quiser, porque nunca está errado, nem certo. É assim... tipo, tás a ver?

  • * Treuze* Palavras para quê? Todos nós conhecemos o númaro treuze.


  1. Publicado por João Vacas no Blog 31 da Armada

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Novo slogan da EMEL


Eu adoro os tipos da EMEL, mas adoro principalmente quem inventou o chamado "parquimetro", um génio, simplesmente um génio!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

We will be back!


Com o términos de o gato fedorento no canal 1 da RTP, ficam tristes os fãs e contentes pessoas como o Primeiro Ministro José Sócrates, Major Valentim Loureiro, Paulo Portas e tantas outras ilustres e imaculadas personagens deste nosso rectângulo à beira mar plantado! Mas para grande infelicidade minha e das personagens acima citadas, segundo se diz, eles dentro de 9 meses vão voltar!