"Afastar muitos para longe do rebanho, foi para isso que eu vim!" Nietzsche

sábado, 30 de outubro de 2010

Maradona tu não és grande, tu és eterno...

Diego Maradona, ou simplesmente "El Pibe" faz hoje 50 anos...

Muito bom...


Jorge Mário da Silva… para muitos este nome dirá pouco, mas se lhe chamarmos por Seu Jorge, talvez alguns o consigam reconhecer. Se eu disser que fez de Mané Galinha no filme Cidade de Deus, talvez agora muitas mais pessoas saibam de quem é que eu estou a falar. Seu Jorge é actor, músico e compositor brasileiro.
Seu Jorge é o filho mais velho de 4 irmãos. Este artista teve uma infância difícil. Começou a trabalhar com dez anos de idade numa borracharia, foi também contínuo, marceneiro e office-boy. Serviu no exército brasileiro entre 1989-1990, no Rio de Janeiro, no Depósito Central de Armamento. Tirou o curso de corneteiro militar no 2º Batalhão de Infantaria Motorizado Escola, mas não se adaptou à vida militar. Das várias profissões que teve, estas nunca ofuscaram o seu verdadeiro desejo de se tornar músico.
Desde adolescente, frequentava as rodas de samba cariocas acompanhando o pai e os irmãos em bailes funks e bailes charmes da periferia, e cedo se começou a profissionalizar cantando na noite.
Foi com a morte de seu irmão Vitório, numa chacina que levou a família a desestruturar-se, que Seu Jorge acabou por se tornar num sem-tecto durante três anos. A reviravolta dá-se quando o clarinetista Paulo Moura o convidou para fazer um teste para um musical de teatro. Foi aprovado e acabou por participar em mais de 20 espectáculos com o Teatro da Universidade do Rio de Janeiro, como cantor e actor.


 
A partir daí, Seu Jorge começou uma carreira que o levaria a participar em filmes nacionais como Cidade de Deus, Moro no Brasil, Tropa de Elite 2 e outros, mas também em filmes internacionais o mais famoso foi The Life Aquatic with Steve Zissou, fazendo de Pelé dos Santos. Ele não se limitou a representar. Foi-lhe proposto fazer uma a banda sonora do filme, com uma versão acústica e em português de músicas do Grande David Bowie. No cd da banda sonora deste filme pode ler-se as seguintes palavras do Grande David Bowie “had Seu Jorge not recorded my songs acoustically in Portuguese I would never have heard this new level of beauty which he has imbued them with”


Lembro-me do dia 3 de Novembro de 2005, Seu Jorge ia actuar na intimista e mítica Aula Magna, uma sala que tinha tudo para dar certo… e deu. Antes de começar a tocar “Eu sou favela”, música que é construída sobre uma lírica panfletária, denúncia social que termina em comoção do artista, que deixa escapar algumas lágrimas. Ele explica o que passou, o que viveu, o que sofreu, o que conquistou ao viver na favela. É claramente uma pessoa agradecida por ter sobrevivido, mas principalmente por ter conseguido agarrar-se ao amor que tem pela música e língua portuguesa. Ele próprio agradece e diz que o sotaque pode ser diferente, mas os verbos, os adjectivos e o que a língua portuguesa consegue expressar estão lá…

É com muita pena que infelizmente não o vou poder ir ver novamente, mas garantidamente que vai ser um concerto único, formidável e inesquecível …

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Para o PS, PSD, Governantes Incompetentes, Orçamento de Estado, Falta de Liderança, FMI, Mercados Internacionais e Crise. Só há uma solução...

RIOT and REVOLUTION

Erro de casting...

Não tenho nada contra, nem a favor em relação ao Sr. Carlos Moedas. Nem está em causa o seu curriculum académico e profissional. Mas não é de todo um comunicador. A entrevista que deu hoje no jornal da noite na RPT-1, moderada pelo jornalista José Rodrigues dos Santos (eu quase que juro que o José esboçou um sorriso do género, mas de onde é que este saiu), foi digna de aparecer nos "tesourinhos deprimentes" dos Gato Fedorento...

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Giros e Talentosos...

No outro dia tinha ido almoçar com uns amigos, quando já no final reparámos que no mesmo restaurante almoçavam Marta Hugon, Filipe Melo, Bernardo Moreira e André Sousa Machado.
Uma amiga nossa que a conhecia tratou de "proceder ao procedimento". Ficámos a saber que estavam num estúdio perto dali a gravar o último cd deles. Espero que a recuperação do mítico Hot Club não demore muito, para os podermos ver actual nessa pequena e intimista sala mágica, uma vez mais...
http://www.myspace.com/martahugonjazz

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Para além de ficar mais caro, querem-nos tirar o médico e o enfermeiro das ruas...?

  Reportagem de Marta Reis, fotografia Eduardo Martins
Notícia do jornal I
Emergência pré-hospitalar. 
Novos técnicos custam o triplo dos enfermeiros

A formação dos novos técnicos de emergência pré-hospitalar vai custar pelo menos o triplo (cerca de 2 milhões de euros) quando comparada com formações do INEM para enfermeiros e médicos que queiram trabalhar em emergência médica. Só uniformizar a formação dos actuais operacionais dos centros de emergência e do suporte básico de vida, cerca de 843 técnicos, vai custar 1 389 840 euros, segundo a estimativa avançada ao i por um grupo de profissionais ligados ao pré-hospitalar e às formações do INEM, tendo em conta o custo por hora de formações internas e externas.

A uniformização começou este ano, com formadores internos, e soma um total de 472 horas, a que acrescem mais 1000 horas de formação de nível cinco, superior, com um custo estimado de 716 mil euros. Já os moldes da formação adicional que inaugura a carreira de Técnico de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) - que segundo o plano elaborado pela anterior direcção do INEM e aprovado pelo secretário de Estado Adjunto da Saúde Manuel Pizarro será assegurada por entidades do ensino superior e acreditadas pelo INEM - estão ainda a ser ultimados, mas o currículo apresentado pela anterior direcção teve o parecer desfavorável da Ordem dos Enfermeiros.

Jacinto Oliveira, da direcção da Ordem dos Enfermeiros, adiantou ao i que esta sexta-feira vão reunir-se com o novo conselho directivo do INEM, que iniciou funções a 7 de Outubro. No entender da Ordem, este processo começou pelo fim, por só avaliar a dimensão dos recursos humanos da emergência médica e não que tipo de resposta se quer dar em toda rede, e deveria haver um recuo no plano. O responsável defende que as competências dos diferentes profissionais envolvidos na emergência médica não devem entrar em conflito, conforme acontece na estratégia aprovada. "Havendo já enfermeiros e médicos formados, com este plano está-se a diminuir a qualidade e a incorporar uma despesa dispensável."

Para os enfermeiros do pré-hospitalar ouvidos pelo i, além de ser mais cara, a formação prevista para os TEPH não trará qualificações para os actos que lhes são atribuídos no novo plano, como proceder à observação clínica das vítimas, isolar vias áreas, identificar ruídos respiratórios de risco - sobretudo pela falta de experiência em meio hospitalar, onde os enfermeiros têm de estar dois anos antes de fazer emergência pré-hospitalar. "Estamos a falar de pessoas que têm o 9.o ano ou as Novas Oportunidades, fazem 1500 horas de formação e acredita-se que estarão habilitadas a realizar actos complexos e de grande diferenciação como por exemplo espetar uma agulha num pulmão ou fazer uma desobstrução de via área." Há também uma indefinição daquele que será o lugar destes novos técnicos, que passam a apresentar "competências semelhantes às de um médico, de um enfermeiro e de um técnico de cardiopneumologia."

Avançar este ano com a uniformização de formações, no fundo habilitar os técnicos de ambulância de emergência (TAE) e também os técnicos operadores de telecomunicações de emergência (TOTE), coincidiu com a descontinuação da formação interna dos enfermeiros para actuarem nas ambulâncias SIV, apontam ainda. Neste momento só estão a funcionar 28 das 40 previstas. "Se falta entrarem em funcionamento 14 ambulâncias SIV em todo o país, o que é que significa suspender a formação?", questionam.

Contactado pelo i, o INEM diz que as questões vão ser alvo de uma análise cuidada "tendo em conta os compromissos anteriormente assumidos e também a realidade do momento actual do país". Estão agendadas reuniões com entidades representativas dos vários grupos, respondeu ao i o gabinete de comunicação. Hoje o Sindicato dos Técnicos de Ambulância de Emergência reúne-se com o secretário de Estado Manuel Pizarro. Em cima da mesa estão os diplomas legais da futura carreira.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Amália já passaram 11 anos...

Tenho tanta pena de nunca te ter visto e ouvido ao vivo. A imagem é da M. à qual eu agradeço, pois é simplesmente inspiradora. Amália és Grande...

100 anos de República...

É justo que apareça uma Mulher como simbolo da República. Elas são francamente melhores que os Homens. Viva a República, Viva Portugal e venham mais 100...