"Afastar muitos para longe do rebanho, foi para isso que eu vim!" Nietzsche

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ovelha Negra, eu?...

O que diz o homem mais rico do mundo, Carlos Slim...


"Porque é que tem que ser só 15% (de impostos sobre os ganhos de capital e especulativos)? Quando os assalariados pagam 35%. Porque não pagam isso?"

Carlos Slim, o homem mais rico do mundo, magnata das telecomuniações, concordando com rren Buffet, em entrevista à Newsweek

É assim que temos que enfrentar 2011...2012... O que não te mata torna-te mais forte...


Mensagem enviada por um amigo...

Isaltino Morais preso para cumprir pena de dois anos. Queres ver que a justiça em Portugal vai começar a funcionar?...



O autarca deveria ter comparecido às 20h de hoje na inauguração de um monumento evocativo dos 250 anos do município, que se estão a celebrar, mas a cerimónia foi cancelada à última hora.

Isaltino tinha sido condenado na primeira instância a sete anos de prisão efectiva pelos crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção passiva e ainda ao pagamento de uma indemnização de 463 mil euros ao Estado.

Posteriormente, o Tribunal da Relação de Lisboa reduziu a pena de prisão efectiva para dois anos, considerando provados apenas os crimes de branqueamento de capitais e fraude fiscal e baixando ao mesmo tempo o valor da indemnização para 197 mil euros.

Numa terceira fase, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a pena de dois anos de prisão, mas mandou repetir o julgamento — que ainda está para ser marcado — relativamente aos crimes de corrupção passiva de que o arguido vinha acusado. Ao mesmo tempo, repôs a indemnização ao Estado no valor inicialmente fixado pela primeira instância.

Isaltino Morais aguardava neste momento resposta aos dois recursos que tinha interposto para o Tribunal Constitucional, contestando as decisões do STJ. De acordo com a agência Lusa, citando fonte próxima do processo judicial, Isaltino foi detido ao abrigo de um despacho do procurador de Oeiras, que considerou que a sentença do STJ transitou em julgado. Outra alternativa seria ter havido já decisão do Constitucional, a determinar a execução da pena a que o autarca estava condenado.

O advogado de Isaltino, Elói Ferreira, alega, porém, que a sentença não transitou em julgado e, por isso, já enviou dois requerimentos a pedir a libertação de Isaltino. Se isto não acontecer até ao meio-dia, Elói Ferreira vai apresentar amanhã um pedido de habeas corpus.

“O que aconteceu é gravíssimo. Meteram na cadeia um presumível inocente, uma vez que toda a gente é inocente até aos processos transitarem em julgado, o que não foi o caso”, disse o adgovado à agência Lusa. Segundo Elói Ferreira, "o tribunal de Oeiras terá partido do pressuposto errado”, não levando em conta os dois recursos pendentes no Tribunal Constitucional.

O causídico adiantou que um dos recursos ainda está em prazo de alegações: “Os advogados foram surpreendidos quando estavam a preparar a alegação para o Tribunal Constitucional, ainda para mais, um recurso que tem efeitos suspensivos”, considerou.

"Isto é gravíssimo e nunca julguei que um dia pudesse presenciar uma coisa destas. Foi uma precipitação brutal”, disse.



quarta-feira, 28 de setembro de 2011

António Barreto a PR...


Discurso de António Barreto no dia 10 de Julho de 2011

Nada é novo. Nunca! Já lá estivemos, já o vivemos e já conhecemos. Uma crise financeira, a falência das contas públicas, a despesa pública e privada, ambas excessivas, o desequilíbrio da balança comercial, o descontrolo da actividade do Estado, o pedido de ajuda externa, a intervenção estrangeira, a crise política e a crispação estéril dos dirigentes partidários. Portugal já passou por isso tudo. E recuperou. O nosso país pode ultrapassar, mais uma vez, as dificuldades actuais. Não é seguro que o faça. Mas é possível.

Tudo é novo. Sempre! Uma crise internacional inédita, um mundo globalizado, uma moeda comum a várias nações, um assustador défice da produção nacional, um insuportável grau de endividamento e a mais elevada taxa de desemprego da história. São factos novos que, em simultâneo, tornam tudo mais difícil, mas também podem contribuir para novas soluções. Não é certo que o novo enquadramento internacional ajude a resolver as nossas insuficiências. Mas é possível.

Novo é também o facto de alguns políticos não terem dado o exemplo do sacrifício que impõem aos cidadãos. A indisponibilidade para falarem uns com os outros, para dialogar, para encontrar denominadores comuns e chegar a compromissos contrasta com a facilidade e o oportunismo com que pedem aos cidadãos esforços excepcionais e renúncias a que muitos se recusam. A crispação política é tal que se fica com a impressão de que há partidos intrusos, ideias subversivas e opiniões condenáveis. O nosso Estado democrático, tão pesado, mas ao mesmo tempo tão frágil, refém de interesses particulares, nomeadamente partidários, parece conviver mal com a liberdade. Ora, é bom recordar que, em geral, as democracias, não são derrotadas, destroem-se a si próprias!

Há momentos, na história de um país, em que se exige uma especial relação política e afectiva entre o povo e os seus dirigentes. Em que é indispensável uma particular sintonia entre os cidadãos e os seus governantes. Em que é fundamental que haja um entendimento de princípio entre trabalhadores e patrões. Sem esta comunidade de cooperação e sem esta consciência do interesse comum nada é possível, nem sequer a liberdade.

Vivemos um desses momentos. Tudo deve ser feito para que estas condições de sobrevivência, porque é disso que se trata, estejam ao nosso alcance. Sem encenação medíocre e vazia, os políticos têm de falar uns com os outros, como alguns já não o fazem há muito. Os políticos devem respeitar os empresários e os trabalhadores, o que muitos parecem ter esquecido há algum tempo. Os políticos devem exprimir-se com verdade, princípio moral fundador da liberdade, o que infelizmente tem sido pouco habitual. Os políticos devem dar provas de honestidade e de cordialidade, condições para uma sociedade decente.

Vivemos os resultados de uma grave crise internacional. Sem dúvida. O nosso povo sofre o que outros povos, quase todos, sofrem. Com a agravante de uma crise política e institucional europeia que fere mais os países mais frágeis, como o nosso. Sentimos também, indiscutivelmente, os efeitos de longos anos de vida despreocupada e ilusória. Pagamos a factura que a miragem da abundância nos legou. Amargamos as sequelas de erros antigos que tornaram a economia portuguesa pouco competitiva e escassamente inovadora. Mas também sofremos as consequências da imprevidência das autoridades. Eis por que o apuramento de responsabilidades é indispensável, a fim de evitar novos erros.

Ao longo dos últimos meses, vivemos acontecimentos extraordinários que deixaram na população marcas de ansiedade. Uma sucessão de factos e decisões criou uma vaga de perplexidade. Há poucos dias, o povo falou. Fez a sua parte. Aos políticos cabe agora fazer a sua. Compete-lhes interpretar, não aproveitar. Exige-se-lhes que interpretem não só a expressão eleitoral do nosso povo, mas também e sobretudo os seus sentimentos e as suas aspirações. Pede-se-lhes que sejam capazes, como não o foram até agora, de dialogar e discutir entre si e de informar a população com verdade. Compete-lhes estabelecer objectivos, firmar um pacto com a sociedade, estimular o reconhecimento dos cidadãos nos seus dirigentes e orientar as energias necessárias à recuperação económica e à saúde financeira. Espera-se deles que saibam traduzir em razões públicas e conhecidas os objectivos das suas políticas. Deseja-se que percebam que vivemos um desses raros momentos históricos de aflição e de ansiedade colectiva em que é preciso estabelecer uma relação especial entre cidadãos e governantes. Os Portugueses, idosos e jovens, homens e mulheres, ricos e pobres, merecem ser tratados como cidadãos livres. Não apenas como contribuintes inesgotáveis ou eleitores resignados.É muito difícil, ao mesmo tempo, sanear as contas públicas, investir na economia e salvaguardar o Estado de protecção social. É quase impossível. Mas é possível. É muito difícil, em momentos de penúria, acudir à prioridade nacional, a reorganização da Justiça, e fazer com que os Juízes julguem prontamente, com independência, mas em obediência ao povo soberano e no respeito pelos cidadãos. É difícil. Mas é possível.

O esforço que é hoje pedido aos Portugueses é talvez ímpar na nossa história, pelo menos no último século. Por isso são necessários meios excepcionais que permitam que os cidadãos, em liberdade, saibam para quê e para quem trabalham. Sem respeito pelos empresários e pelos trabalhadores, não há saída nem solução. E sem participação dos cidadãos, nomeadamente das gerações mais novas, o esforço da comunidade nacional será inútil.

É muito difícil atrair os jovens à participação cívica e à vida política. É quase impossível. Mas é possível. Se os mais velhos perceberem que de nada serve intoxicar a juventude com as cartilhas habituais, nem acreditar que a escola a mudará, nem ainda pensar que uma imaginária "reforma de mentalidades" se encarregará disso. Se os dirigentes nacionais perceberem que são eles que estão errados, não as jovens gerações, às quais faltam oportunidades e horizontes. Se entenderem que o seu sistema político é obsoleto, que o seu sistema eleitoral é absurdo e que os seus métodos de representação estão caducos.

Como disse um grande jurista, “cada geração tem o direito de rever a Constituição”. As jovens gerações têm esse direito. Não é verdade que tudo dependa da Constituição. Nem que a sua revisão seja solução para a maior parte das nossas dificuldades. Mas a adequação, à sociedade presente, desta Constituição anacrónica, barroca e excessivamente programática afigura-se indispensável. Se tantos a invocam, se tantos a ela se referem, se tantos dela se queixam, é porque realmente está desajustada e corre o risco de ser factor de afastamento e de divisão. Ou então é letra morta, triste consolação. Uma nova Constituição, ou uma Constituição renovada, implica um novo sistema eleitoral, com o qual se estabeleçam condições de confiança, de lealdade e de responsabilidade, hoje pouco frequentes na nossa vida política. Uma nova Constituição implica um reexame das relações entre os grandes órgãos de soberania, actualmente de muito confusa configuração. Uma Constituição renovada permitirá pôr termo à permanente ameaça de governos minoritários e de Parlamentos instáveis. Uma Constituição renovada será ainda, finalmente, o ponto de partida para uma profunda reforma da Justiça portuguesa, que é actualmente uma das fontes de perigos maiores para a democracia. A liberdade necessita de Justiça, tanto quanto de eleições.Pobre país moreno e emigrante, poderás sair desta crise se souberes exigir dos teus dirigentes que falem verdade ao povo, não escondam os factos e a realidade, cumpram a sua palavra e não se percam em demagogia!

País europeu e antiquíssimo, serás capaz de te organizar para o futuro se trabalhares e fizeres sacrifícios, mas só se exigires que os teus dirigentes políticos, sociais e económicos façam o mesmo, trabalhem para o bem comum, falem uns com os outros, se entendam sobre o essencial e não tenham sempre à cabeça das prioridades os seus grupos e os seus adeptos.

País perene e errante, que viveste na Europa e fora dela, mas que à Europa regressaste, tens de te preparar para viver com metas difíceis de alcançar, apesar de assinadas pelo Estado e por três partidos, mas tens de evitar que a isso te obrigue um governo de fora.

País do sol e do Sul, tens de aprender a trabalhar melhor e a pensar mais nos teus filhos.

País desigual e contraditório, tens diante de ti a mais difícil das tarefas, a de conciliar a eficiência com a equidade, sem o que perderás a tua humanidade. Tarefa difícil. Mas possível.

O nosso país tem muitos Descolhoados, mas o Descolhoado Mór é o nosso PR. Percebeu-se pela entrevista que acabou de dar...

terça-feira, 27 de setembro de 2011

"Lixo Extraordinário" vale a pena ver este filme e podes vê-lo na integra aqui...

Grande Sound System (21)...

A música é fenomenal e o som da guitarra perfeito...

Grande Sound System (20)...

Mais uma banda Portuguesa incompreendida, apelidados de menores, redutores e carroçeiros. Este tipos tocam vários géneros de música e as letras são hilariantes, incomodas e geniais...

Grande Sound System (19)...

Sempre em alta! Deviam existir mais destes...

Grande Sound System (18)...



Para ouvir bem ALTO...

Grande Sound System (17)...

Dá mesmo gosto ouvir o bit...

Grande Sound System (16)...

Uma música simples e medonha. Tenham medo, tenham muito medo...


Grande Sound System (15)...

Música do vilão mais temido de sempre do cinema, seu nome Darth Vader...

Grande Sound System (14)...

Quantos de nós já não ouvimos esta música, talvez no clássico filme "2001 Odisseia no Espaço". Mas esta música foi composta por Richard Strauss e chama-se "Assim Falou Zaratustra", nome do livro do meu filosofo favorito, Friedrich Nietzsche...


Grande Sound System (13)...

Vivaldi o mestre...

Grande Sound System (12)...

Johann Strauss "Radetzky March"...

Grande Sound System (11)...

Grande Sound System (10)...

Brutal. Digam-me é que consegue cantar como Jacques Brel...

Grande Sound System (9)...

Grande Sound System (8)...

Ennio Morricone criou mais um clássico para o excelente filme "O bom, o mau e o vilão"...

Grande Sound System (7)...

Uma das melhores cantoras de jazz em Portugal. Mas alguém tem dúvidas?...

Grande Sound System (6)...

OliveTree Dance, este grupo portugueses com uma sonoridade completamente fora do vulgar e contagiante. Ainda me lembro da primeira vez que os ouvi numa tenda no festival Andanças...

Grande Sound System (5)...

Um SENHOR e um GÉNIO da guitarra Portuguesa! Que pena tenho de nunca o ter visto e escutado ao vivo. Ficam as músicas e a celebre frase "gosto demasiado da minha arte para viver à custa dela". Devias estar no Partião. És Grande...


Grande Sound System (4)...

Ratos de Porão, essa banda mítica. Adoro o inicio desta música, aplica-se na perfeição a Portugal. Oiçam e depois digam-me se não tenho razão...

Grande Sound System (3)...

Mão Morta uma das melhores bandas portuguesas de sempre, infelizmente pouco conhecida e ainda menos percebida...

Grande Sound System (2)...

"Convite para a vida"...

Grande Sound System (1)...

Seu Jorge no seu melhor. Também consegui um barrete igual, vermelho e tudo...


domingo, 25 de setembro de 2011

No CCB no Museu Joe Berardo está em exposição a obra de Vik Muniz , vale mesmo apena ir ver e deixarmo-nos deslumbrar...


Vik Muniz o artista plástico brasileiro mais famoso de sempre e conhecido ainda  pelo excelente filme "Lixo Extraordinário"...

 

O Alberto João Jardim tem conversa de vómito...

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Bicho da Madeira...


Há quatro dia atrás este senhor negava que a divida da madeira fosse de 1113 milhões de euros, ontem disse que a divida devia rondar os 5 mil milhões de euros. É sempre bom termos governantes assim. Agora para além de cada Português ter parte de um banco, cada Português vai ter parte de uma ilha. O Ricardo Araújo Pereira é que tem razão. Os Portugueses afinal são ricos, pois têm um banco e uma ilha que têm de ser pagos e depois com o pouco dinheiro que sobra, os Português gastam-no em coisas supérfluas como a alimentação, água, luz, medicamentos... será este individuo Inimputável...?

Este Governo quer facilitar os despedimentos para promover o aumento do emprego...???

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Hoje na RTP, na Primeira Entrevista quem esteve lá foi José Sócrates ou Pedro Passos Coelho...?


Hoje apareceu com pin com a bandeira de Portugal na lapela do casaco . Deve ter sido só para a primeira entrevista como PM...

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Hoje sinto-me Desassossegado como o Bernardo Soares no Livro do Desassossego...

Ainda acredita?! Até quando vamos tolerar estas situações, até quando...?

"Estas medidas põem o país a pão e água. Não se põe um país a pão e água por precaução."

"Estamos disponíveis para soluções positivas, não para penhorar futuro tapando com impostos o que não se corta na despesa."

"Aceitarei reduções nas deduções no dia em que o Governo anunciar que vai reduzir a carga fiscal às famílias."

"Sabemos hoje que o Governo fez de conta. Disse que ia cortar e não cortou."

"Nas despesas correntes do Estado, há 10% a 15% de despesas que podem ser reduzidas."

"O pior que pode acontecer a Portugal neste momento é que todas as situações financeiras não venham para cima da mesa."

"Aqueles que são responsáveis pelo resvalar da despesa têm de ser civil e criminalmente responsáveis pelos seus actos."

"Vamos ter de cortar em gorduras e de poupar. O Estado vai ter de fazer austeridade, basta de aplicá-la só aos cidadãos."

"Ninguém nos verá impor sacrifícios aos que mais precisam. Os que têm mais terão que ajudar os que têm menos."

"Queremos transferir parte dos sacrifícios que se exigem às famílias e às empresas para o Estado."

"Já estamos fartos de um Governo que nunca sabe o que diz e nunca sabe o que assina em nome de Portugal."

"O Governo está-se a refugiar em desculpas para não dizer como é que tenciona concretizar a baixa da TSU com que se comprometeu no memorando."

"Para salvaguardar a coesão social prefiro onerar escalões mais elevados de IRS de modo a desonerar a classe média e baixa."

"Se vier a ser necessário algum ajustamento fiscal, será canalizado para o consumo e não para o rendimento das pessoas."

"Se formos Governo, posso garantir que não será necessário despedir pessoas nem cortar mais salários para sanear o sistema português."

"A ideia que se foi gerando de que o PSD vai aumentar o IVA não tem fundamento."

"A pior coisa é ter um Governo fraco. Um Governo mais forte imporá menos sacrifícios aos contribuintes e aos cidadãos."

"Não aceitaremos chantagens de estabilidade, não aceitamos o clima emocional de que quem não está caladinho não é patriota"

"O PSD chumbou o PEC 4 porque tem de se dizer basta: a austeridade não pode incidir sempre no aumento de impostos e no corte de rendimento."

"Já ouvi o primeiro-ministro dizer que o PSD quer acabar com o 13.º mês, mas nós nunca falámos disso e é um disparate."

"Como é possível manter um governo em que um primeiro-ministro mente?"

Conta de Twitter de Passos Coelho (@pedropassoscoelho), iniciada a 6 de Março de 2010. O último tuite transcrito é de 5 de Junho de 2011»

Artigo de Fernanda Câncio no "DN"

Never More...

domingo, 4 de setembro de 2011

Santana Lopes "aceita" ser Provedor da Santa Casa...


Palhaçadas...


O golfe mantém o iva a 6%, o gás e a electricidade passam para um iva de 23% "como a maioria dos paises europeus" sic. Adoro quando utilizam este argumento. Para pagar somos como " a maioria dos paises europeus", para receber somos iguais a nós mesmos...

sábado, 3 de setembro de 2011