"Afastar muitos para longe do rebanho, foi para isso que eu vim!" Nietzsche

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A "Grandolada" anda ai...


Solta a "grandolada" que há em ti...


O ministro Relvas pode ir aqui e aprender a música "Grândola Vila Morena". Está escrita em letras bem grandes.
Para a cantar basta só juntar as letras que dão origem a palavras; palavras essas que dão forma a conceitos; conceitos esses que são a liberdade, a luta contra a mentira, a falsidade, o autoritarismo e resume que o povo é quem mais ordena.
Solta a "grandolada" que há em ti...

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

José Gil considerado um dos 25 maiores pensadores do mundo...


Há muito que queria escrever sobre este Senhor. José Gil (filósofo, ensaísta e professor universitário Português) foi considerado um dos 25 maiores pensadores do mundo. Não o mais influente, não o mais sexy ou o mais rico. É um dos 25 maiores pensadores do mundo e é Português. Felizmente tenho o prazer de o ler na sua coluna de opinião na revista Visão e de ter lido alguns livros deste Professor Doutor. Não tem 45 minutos de antena ao domingo, nunca teve nenhum cargo político e é sem dúvida Brilhante (não é como alguns cuja a máquina da propaganda os torna "brilhantes"). José Gil tem demonstrado quais os problemas de Portugal e qual o caminho que se deve percorrer. Mas este Senhor que é considerado um dos 25 maiores pensadores do mundo não é escutado pelos nossos governantes, nem pelos membros do nosso governo. Das duas, três. Ou não querem saber das suas opiniões, ou nunca ouviram falar deste Português, ou pura e simplesmente as suas opiniões são patrioticamente, eticamente e moralmente correctas que não se adequam à postura e à forma de estar na vida política dos invertebrados que nos governam.
Parece que a máxima "o que é Português é bom", neste caso não se adequa...

Ps: aconselho a leitura do livro "Portugal, Hoje - O Medo de Existir"

Há quem tenha estupidez para dar, vender, alugar e trocar...


José Saramago é um dos dois Portugueses que recebeu o prémio Nóbel . Saramago foi apontado injustamente por muitos como sendo um antipatriota por ter ido viver para a ilha de Lanzarote em Espanha. O que se calhar esses muitos não sabem, é que Saramago em 1993 exilou-se em Lanzarote porque o seu nome foi cortado da lista dos concorrentes ao Prémio Literário Europeu, por Sousa Lara (na altura Sub-secretário de Estado da Cultura) com o apoio de Aníbal Cavaco Silva (na altura primeiro-ministro actual presidente da república). José Saramago decide então ir para Espanha, dizendo que não pode viver num país onde não existe liberdade de expressão. Aquando da sua morte o nosso presidente da república Aníbal Cavaco Silva não foi ao funeral porque e passo a citar «prometera aos netos mostrar-lhes as belezas dos Açores durante quatro dias».

Mas a mais recente estupidez foi de Rui Rio presidente d...
a Câmara Municipal do Porto (e possível candidato a presidente da república) que vetou nome de rua a José Saramago, alegando não aceitar o passado de intolerância de Saramago, nem que ele tenha promovido saneamentos políticos de jornalistas do DN no “Verão Quente de 75”.
Com tanto amor à liberdade e memória tão fresca, estranha-se que Rui Rio não tenha rejeitado o lugar de vice-presidente do PSD liderado por Durão Barroso, o célebre “camarada Zé Manel” do não menos célebre MRPP, que, também pelos idos do mesmíssimo Verão de 75, se entretinha a perseguir professores e colegas da Faculdade de Direito de Lisboa.

Tenho que dar razão a Albert Einstein quando dizia que "Existem apenas duas coisas infinitas - o Universo e a estupidez humana"...