"Afastar muitos para longe do rebanho, foi para isso que eu vim!" Nietzsche

terça-feira, 13 de maio de 2014

Mineiros...



































Che Guevara, dia 12 de Março de 1952, minas de Chuquicamata, Chile.
"Ali nos fizemos amigos de um casal de jovens mineiros que eram comunistas (...) O casal, hirto na noite desértica, apertados um contra o outro, era a expressão viva do proletariado de qualquer mundo... não tinha nem uma mísera manta com que se cobrir, de forma que lhe demos uma das nossas. Esse foi um dos momentos em que mais frio passei, mas em que também me senti mais irmanado com esta para mim estranha espécie humana". Nunca mais esqueci estas palavras. 
Tenho um profundo respeito por todos aqueles que foram, são e continuam a ser um símbolo de luta, de resistência e que tantas vezes se sacrificaram para que outros alcançassem melhores condições de trabalho e uma vida melhor. Quase todas as grandes lutas por melhores condições de trabalho foram encabeçadas por mineiros e muitas vezes com o sacrifício da própria vida. Pessoas que não vimos, que não ouvimos, que não conhecemos. Mas de cada vez que ligamos a TV, que tomamos banho, que acendemos uma luz, que atendemos o tlm, que oferecemos um anel, que se realiza uma cirurgia ou simplesmente quando estamos sentados à mesa a comer, o trabalho de um mineiro está presente. 
Historicamente os mineiros estão profundamente relacionados com a melhoria da qualidade de vida da Humanidade (redução da carga semanal de trabalho, redução da carga horária, melhores salários, foi com eles que o conceito de strike (greve) ganhou uma nova força, bem como o sindicalismo; estiveram ainda envolvidos na criação de projectos de seguro na velhice, doença e acidente com base nas contribuições dos trabalhadores e empresários a uma caixa que administrava os respectivos fundos, contratava serviços e pagava prestações).
Os mineiros são homens e mulheres resistentes, resilientes e com uma capacidade de trabalho imensa. E como o Ricardo Araújo Pereira disse uma vez numa entrevista "porque um mineiro que esteja a ler a revista pensa «desgastante isto, mas o quê? Inventar uma palhaçada por dia?» Quando digo «eu estou um bocadinho cansado», ocorre-me sempre um mineiro e faço-me homem..." 
O dia 12 de Março 1952 para Che fez toda a diferença, talvez tenha sido esse dia que o fez tornar naquilo que veio a ser.
Dei por mim a pensar nisto depois de uma conversa em que se falava sobre a diminuição do valor do trabalho. Não podemos deixar de lutar para que o sacrifício e a luta de muitos e em especial dos mineiros tenha sido em vão...