"Afastar muitos para longe do rebanho, foi para isso que eu vim!" Nietzsche

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O que lhes podemos chamar...?


Ulrike Meinhof “If one sets a car on fire, that is a criminal offence. If one sets hundreds of cars on fire, that is political action”.



A noite é acordada por pedras a bater nos carros arder. Um grito surdo ecoou-a… quem foi? Porquê? Foram uns vândalos dizem uns, selvagens dizem outros, há ainda quem diga que foram uns bárbaros.


E a Vara de Alguns que levaram ao culminar desta situação, como os devemos chamar? Senhores talvez… ou ainda Pessoas Verticais… ou quiçá Pessoas de Carácter Imaculado e Moralmente Irrepreensíveis?


E quando a Vara de Alguns aldraba, engana, embusta, fabula, falseia, finge, ilude, intruje, lorota, simula, mesmo sabendo que ao faze-lo prejudica as actuais gerações, bem como as gerações vindouras, o que lhes podemos chamar? Companheiros, Compinchas, Parceiros?


E se uma Vara de Outros Alguns sabe que a Vara de Alguns mente, mas reúne-se com eles, não para ajudar as actuais gerações, nem mesmo as gerações vindouras, mas para poderem ficar com o lugar da Vara de Alguns. O que lhes podemos chamar? Honestos, Íntegros, Nobres?


E quando sabemos que a atitude dessas Varas de Alguns faz perder empregos, suga a esperança de uma vida melhor e corrói o Estado Social. O que lhes podemos chamar? Patriotas, Amigos, Fraternais?


E quando devido a essa Vara de Alguns se olha para o lado e vemos cada vez mais a fome e a miséria de mãos dadas e com a cara cada vez menos escondida, a remexerem e a comerem dos lixos que essa Vara de Alguns considera sobras. O que lhes podemos chamar? Bondosos, Benévolos, Benfeitores?


E quando essa Vara de Alguns, nos leva a olhar para os mais antigos que trabalharam honradamente durante décadas, muitos deles começando a labutar mesmo antes de saber ler e escrever, e que são agora chamados de velhos, de fardos, de gastos e de despesa. O que lhes podemos chamar? Solidários, Visionários, Humanistas?


E quando essa Vara de Alguns, faz com que as pessoas trabalhem cada vez mais para receberem cada vez menos, para que essa Vara de Alguns possas refastelar-se de luxo, ostentação e fausto. O que lhes podemos chamar? Samaritanos, Franciscanos, Espartanos?


E quando essa Vara de Alguns, é levada perante a justiça, que embora cega e que por isso não vê o que lhe é colocada nos seus pratos da balança, leva a que essa Vara de Alguns seja isentada e ilibada. O que lhes podemos chamar? Honestos, Leais, Virtuosos?


E quando essa Vara de Alguns vê e ouve as pessoas a manifestarem-se na rua, pedindo que as injustiças terminem, e que durante a negociação acenam com a cabeça, mas realmente estão a fazer ouvidos moucos. O que lhes podemos chamar. Mediadores, Negociadores, Interessados?


E quando as coisas pioram de dia para dia e essa Vara de Alguns decide tirar a resolução do problema dos bolsos dos mesmos. Daqueles que menos têm, menos podem. O que lhes podemos chamar? Justos, Imparciais, Equitativos.


E quando essa Vara de Alguns desonra aquilo que prometera perante todos, que é defender os interesses do país e de todos os cidadãos, mas realmente só defendem os seus próprios interesses. O que lhes podemos chamar? Impolutos, Irrepreensíveis, Incensuráveis?


Se depois de tudo aquilo que essa Vara de Alguns fez, faz e fará, continuarem a ser chamados de Inocentes, Imaculados e Puros. Então eu quero ser chamado de vândalo, selvagem ou bárbaro. Pois o acto de arremessar pedras e de atear o fogo é um grito de protesto, é um berro que quer dizer basta desta Vara de Alguns de muitos rostos, de muitas vozes, de muitos interesses, mas de nenhuma moral, ética, honra, honestidade e justiça para com um país e os seus respectivos cidadãos. Mais vale ser chamado de selvagem e lutar pelo interesse nacional, do que ser um Senhor Límpido da Vara de Alguns que não passam de um vómito nojento e asqueroso, cuspido pela boca pútrida de uma qualquer cavalgadura corrompida…

Sem comentários: