"Afastar muitos para longe do rebanho, foi para isso que eu vim!" Nietzsche

domingo, 11 de abril de 2010

Vejam, Divulguem, Lutem...


Trailer Cinema "Pare, Escute, Olhe" from Pare, Escute, Olhe on Vimeo.

Dezembro de 91. Uma decisão política encerra metade da centenária linha ferroviária do Tua, entre Bragança e Mirandela. Quinze anos depois, o apito do comboio apenas ecoa na memória dos transmontanos. A sentença amputou o rumo de desenvolvimento e acentuou as assimetrias entre o litoral e o interior de Portugal, tornando-o no país mais centralista da Europa Ocidental.

Os velhos resistem nas aldeias quase desertificadas, sem crianças. A falta de emprego e vida na terra leva os jovens que restam a procurar oportunidades noutras fronteiras. Agora, o comboio que ainda serpenteia por entre fragas do idílico vale do Tua é ameaçado por uma barragem que inundará aquela que é considerada uma das três mais belas linhasferroviárias da Europa.

PARE, ESCUTE, OLHE é uma viagem por um Portugal profundo e esquecido, conduzida pela voz soberana de um povo inconformado, maior vítima de promessas incumpridas dos que juraram defender a terra. Esses partiram com o comboio, impunes. O povo ficou, isolado, no único distrito do país sem um único quilómetro de auto-estrada.
 
Trás-os-Montes, região esquecida e despovoada, vítima de promessas políticas incumpridas. O anúncio da construção de uma barragem ameaça a centenária linha ferroviária do tua. A identidade do povo transmontano está em risco de submergir.


Vão ao Blog PARE, ESCUTE, OLHE ou ao Site PARE, ESCUTE, OLHE e adquiram mais informação sobre a falsidade, a mentira, o asco e a peçonha que envolve a construção da "futura" barragem no rio Tua e a destruição da linha férrea do Tua, bem como a destruição da identidade de um povo, a identidade de um país e por último, mas não menos importante a destruição de um bem que é de todos, a natureza.

Revolta-te, junta-te e protesta em defesa da verdade e do bem comum, contra a mentira e a política do cimento e contra a política de dar mais a quem tudo tem e tirar o pouco a quem já nada tem.

Junta-te a nós e assina o MANIFESTO. Como disse Dolores Ibárruri, essa figura imortal da história mundial, também conhecida como La Pasionaria. “NO PASARÁN!”, “NÃO PASSARÃO!”


Sem comentários: