"Afastar muitos para longe do rebanho, foi para isso que eu vim!" Nietzsche

sábado, 29 de janeiro de 2011

Alguém consegue chegar lá...


Ao ver esta caixa com as palavras "opiniões" e "sugestões",  escondida no cimo de uma estante bem lá no alto onde nínguem chega, lembrei-me que em Portugal temos uma dúzia de comentadores (muitos deles políticos) a comentar política, futebol, roupa, economia, comida, espermicidas, tampões, adubos e pelo meio ainda opinam sobre o estado do país.

Tantos de nós que temos opiniões e sugestões e acredito que muitas delas boas, mas infelizmente não nos é dada a oportunidade de as expressarmos num qualquer canal de televisão, ou numa qualquer página de jornal. Por isso escrevemos em blogs e esperamos que alguém nos "ouça". A todos aqueles que tem uma opinião ou uma sugestão a fazer, espero que continuem a expressá-la independentemente da forma como o façam...

Com toda esta crise é dificil encontrar um sorriso, mas eles andam ai...


Encontrado algures em Lisboa City...

Tenho os melhores pais do mundo...

Fui brindado com géneros biológicos produzidos e colhidos pelos meus pais. Batatas, laranjas, cebolas, alhos, abóbora, grelos, couve e outras cenas. Os sacos do minipreço são só para enganar, pois o que está lá dentro é tudo vindo da terra. Excepto uma caixa com garrafas de vinho. Tenho os melhores pais do mundo...

Obrigado amigos, vocês sabem como gostamos do Tintin...

"G.S.S" Grande Sound System. Nneka - Heartbeat...

Mais um grande filme do Grande Clint Eastwood...


Mesmo com todo este frio e chuva decidi sair de casa e ir ver o tão esperado filme "Hereafter" e é claro que não decepcionou. É um filme não pretensioso, que aborda a existência da vida após a morte. Inicialmente o guião foi adquirido pelo Steven Spielberg, que após uma leitura mais atenta concluiu que o melhor realizador para contar aquela história era o Clint Eastwood. E ainda bem que teve essa sensibilidade, pois o Clint fez mais uma vez um óptimo trabalho...

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Viva Portugal...


A Austrália que foi fustigada por cheias de proporções bíblicas, vai precisar de cerca de 5 mil milhões de euros para recuperar dos danos. Portugal já "enterrou" 5 mil milhões de euros num banco chamado BPN. Ou seja, Portugal gasta os mesmos 5 mil milhões de euros que a Austrália, mas em vez de os usar para recuperar de um enorme desastre natural, usa-os para "recuperar" (reparem que a palavra recuperar está entre aspas e estou claramente a ser irónico) de um desastre financeiro.
Desde já quero agradecer a este Governo e aos "amigos" desse Grande Democrata Cavaco Silva, por se estar a investir tão bem os nossos 5 mil milhões de euros.
Os australianos ainda têm muito que aprender, eles ao pé dos portugueses são uns meninos... 

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Chico Buarque - Roda viva...

Jacques Brel és Grande...

Jacques Brel és Grande...

Se estás triste ouve este grande sound system, Beat the Bastards dos The Exploited...

Despedimento mais barato, mais uma ideia Brilhante para estimular a economia...

Mais uma ideia Brilhante deste governo e da Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Maria Helena (que já foi sindicalista, sendo que o seu primeiro emprego foi na União Geral de Trabalhadores mais conhecida como UGT, a vida tem destas ironias).

Imaginem que uma pessoa trabalha há 20 anos e tem um ordenado de 800 euros. Querem colocar um "tecto máximo" de 12 meses de ordenado pelo despedimento. Não importa se trabalhas há 5, há 10 ou há 30 anos, recebes o mesmo, 12 meses de ordenado. As contas são faceis de fazer. Multiplica-se os "famosos" 12 meses pelo ordenado que a pessoa tem, neste caso 800 euros e dá a fabulosa quantia de 9800 euros pelos 20 anos de trabalho. Se esta proposta não fore avante, essa pessoa que trabalhou durante 20 anos, recebia 24000 euros. Um ordenado e meio por cada ano de trabalho. Mas a diferença entre os 9800 euros e os 24000 euros, praticamente não se nota.

Conheço uma pessoa que trabalhou 23 anos para uma instituição a recibos verdes e passados esses 23 anos e mesmo sendo um bom trabalhador, foi despedido. E o mais curioso é que passado 2 dias foi novamente convidado a ingressar na mesma instituição pelas mesmas pessoas que o tinham despedido. O que é que se chama a isto... 

PS: Se o trabalhador obedece a uma hierarquia dentro da empresa, cumpre um horário de trabalho por esta estipulado, exerce actividade nas instalações da empresa e usa as ferramentas de trabalho fornecidas pela mesma, então este é um trabalhador a 'falsos recibos verdes'. Pois o recibo verde serve para colmatar faltas de pessoal esporádicas, ou seja é por curtos períodos. Se não é isso que se passa e o trabalhador exerce funções há anos e é despedido. Este deve pegar nas fotocopias das suas escalas, ou das folhas de ponto (caso as tenha) ir ao tribunal de trabalho e apresentar uma queixa, pois tem o direito a ser indemnizado como outro trabalhador, mesmo que a entidade patronal diga o contrário. O que acontece é que a entidade patronal "faz o papel dela", diz que o trabalhador não tem direito a nada e que este vai só perder tempo. Mas antes de ocorrer a primeira sessão no tribunal o representante da entidade patronal chama o trabalhador e o seu advogado para chegarem a um acordo, que é o pagamento da indemnização ao trabalhador. Por isso não se deixem iludir, melindrar nem enganar. Lutem pois é um direito que nos assiste...

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Presidenciais 2011..

Os Portugueses votaram e escolheram a estagnação e o marasmo em vez da mudança e da ruptura...

sábado, 22 de janeiro de 2011

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

SHOSHOLOZA é inspiradora e magnifica. Esta musica alegra-me totil...



Musica Folk Sul Africana, a palavra Shosholoza significa ir para frente ou dar o lugar para o homem que vem, e é também uma reminiscência do som feito pelo comboio a vapor (Stimela).
Pena ter estado na África do Sul e não ter ouvido esta musica ao vivo, isso tinha sido LINDO...

Não me consigo cansar desta música...

Publiquei esta postagem a 17 de Julho 2008 e chamei-lhe "Por qué no te callas?" e hoje apeteceu-me publica-la outra vez...


"Porque não se propõe aos manifestantes desempregados que criem uma empresa (...) em vez de andarem em manifestações?"

Foi esta a frase deste grande senhor de nome Pedro Passos Coelho, que se candidatou à presidência do PSD e que queria vir a ser Primeiro Ministro de Portugal.



Verifica-se de imediato que este senhor tem uma consciência social e civil acima da média! Eu gostava de ter um Primeiro Ministro assim... fez-me lembrar um trailer duma série cómica portuguesa de alguém que está sempre a dizer "vai mas é trabalhar". Imagino o tal fulano a vira-se para um tetraplégico e a dizer "à e tal não te consegues mexer, tás numa cama e só mexes os olhinhos... vai mas é trabalhar!"



É deste tipo de pessoas que o nosso país necessita, pessoas que valorizam o acto de trabalhar, que dão esperança àqueles que não podem ou não conseguem emprego. Mas devo confessar que este senhor tem visão, porque se os 386.341 desempregados existentes em Portugal criassem uma empresa, era sem dúvida uma super empresa. Pena é serem desempregados e os bancos não darem crédito a pessoas que não têm garantias. Mas mesmo assim elas podiam começar a criar a empresa com o dinheiro que recebem das indeminizações, pena é que algumas só as recebem passado 20 anos e a maioria nunca as chega a receber... mas acho que isso são promenores e que o senhor Pedro Passos Coelho tem concerteza uma solução para este pequenito problema!

Agora verdade seja dita, uma pessoa ir para a rua manifestar-se por melhores condições e mais dignidade de vida, são cenas à Maio de 68, ou seja, coisas de há 40 anos. Mas acredito que tudo na vida é como a moda. O que hoje é old fashion daqui a uns anos volta a ser tré chique. Podem-me chamar desactualizado, mas eu sou old fashion! O direito à liberdade de expressão mesmo estando fora de moda, agrada-me, tem um certo glamour...

Dúvidas, perguntas, questões...



Na madrugada de 25 de Abril de 74, parada da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém Salgueiro Maia disse o seguinte:

"Meus senhores, como todos sabem, há diversas modalidades de Estado. Os estados sociais, os corporativos e o estado a que chegámos. Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos! De maneira que, quem quiser vir comigo, vamos para Lisboa e acabamos com isto. Quem for voluntário, sai e forma. Quem não quiser sair, fica aqui!"

O Grande Zeca Afonso sabia o que dizia...

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Parabéns "Special One"...


José Mourinho voltou hoje a ser «Special One», ao ser eleito melhor treinador de futebol do ano pela FIFA, depois de na última época ter conquistado «tudo» ao serviço do Inter de Milão.


«Não sou mais um, penso que sou especial». A frase, proferida em 2004, valeu a alcunha de «Special One» a José Mourinho, atual técnico do Real Madrid, que bateu na corrida ao prémio FIFA os espanhóis Vicente Del Bosque, campeão do Mundo, e Pep Guardiola, do FC Barcelona.


Mourinho junta o prémio FIFA, atribuído pela primeira vez, a muitos outros galardões, entre os quais melhor treinador, atribuídos por UEFA, Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, Itália, Inglaterra e World Soccer

Eleições Presidenciais 2011...



"O povo pouco entende o que é grande, ou seja, o que é criador. Mas é sensível a todos os encenadores e actores de grandes coisas"

Nietzsche em Assim falava Zaratustra.