"Afastar muitos para longe do rebanho, foi para isso que eu vim!" Nietzsche

quinta-feira, 7 de julho de 2011

É curioso que as agências de notação financeira tenham pecado por defeito, em 2008, e estejam agora a pecar por excesso. Usa-se, Abusa-se e depois Deita-se fora...



A Moody's anunciou em comunicado que colocava o rating da CP, Refer, Parpública e RTP, ao nível B1, o do 'lixo' (junk), e todas comperspectiva negativa.

A revisão em baixa para o nível B1 acontece depois de a Moody's ter cortado hoje de manhã o rating da dívida garantida de alguns bancos portugueses. Caixa Geral de Depósitos e BES viram o seu rating cortado em três níveis - para "lixo". BCP e Banif já são também considerados investimento de "alto risco", ou seja, "lixo".

De acordo com o documento da Moody's, a dívida garantida do BES e a CGD desceram do nível Baa1 para Ba1, enquanto os ratings da dívida do BCP e do Banif passaram de Baa1 para Ba2.

O corte no rating dos bancos, por sua vez, vinha na sequência do corte, anunciado na terça-feira também pela Moody's, da dívida de longo-prazo da República Portuguesa em quatro níveis de Baa1 para Ba2, colocando a dívida do país na categoria de 'lixo'.

A descida do rating de Portugal foi ontem criticada por todas as instituições portuguesas, pelos partidos políticos e até pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso.






Sem comentários: