"Afastar muitos para longe do rebanho, foi para isso que eu vim!" Nietzsche

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Grande filme/documentario...

Fui ontem ver o filme e gostei imenso. Muitas das críticas que são feitas ao prémio Nobel, José Saramago caiem por terra. Arrogância, antipatia, desprezo pelas pessoas e por Portugal, polémicas que dizem que cria de propósito para vender mais livros. Pode ainda ver-se como o Estado Português despreza e faz o favor de o tentar esquecer e fazê-lo esquecer.

Para muitos que se calhar não sabem, devemo-nos lembrar que José Saramago se exilou na ilha de Lanzarote pelo governo então presidido pelo primeiro-ministro Cavaco Silva e actual Presidente da Republica, ter censurado o seu livro "O Evangelho Segundo Jesus Cristo". Mas pelos vistos as pessoas têm memória curta e Cavaco Silva continua a ser esse grande Democrata e actual Presidente da República. Vai-se lá perceber.

Percebe-se como certos jornalistas e certos meios de comunicação se mostram mal preparados na condução de entrevistas, com o coração cheio de preconceitos para com ele e para com as minorias. Mas principalmente pode ver-se o Amor no seu estado mais puro. Mais do que mostrar a verticalidade, o empenho e a força de duas pessoas que percorrem o mundo e que querem manter os espíritos desassossegados, o filme demonstra o imenso Amor e dedicação mútua entre eles. Que se tardaram em conhecer, mas que invariavelmente puderam partilhar a sua Vidamor...

Sem comentários: