"Afastar muitos para longe do rebanho, foi para isso que eu vim!" Nietzsche

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

P.R. a bombar...

Grande filme/documentario...

Fui ontem ver o filme e gostei imenso. Muitas das críticas que são feitas ao prémio Nobel, José Saramago caiem por terra. Arrogância, antipatia, desprezo pelas pessoas e por Portugal, polémicas que dizem que cria de propósito para vender mais livros. Pode ainda ver-se como o Estado Português despreza e faz o favor de o tentar esquecer e fazê-lo esquecer.

Para muitos que se calhar não sabem, devemo-nos lembrar que José Saramago se exilou na ilha de Lanzarote pelo governo então presidido pelo primeiro-ministro Cavaco Silva e actual Presidente da Republica, ter censurado o seu livro "O Evangelho Segundo Jesus Cristo". Mas pelos vistos as pessoas têm memória curta e Cavaco Silva continua a ser esse grande Democrata e actual Presidente da República. Vai-se lá perceber.

Percebe-se como certos jornalistas e certos meios de comunicação se mostram mal preparados na condução de entrevistas, com o coração cheio de preconceitos para com ele e para com as minorias. Mas principalmente pode ver-se o Amor no seu estado mais puro. Mais do que mostrar a verticalidade, o empenho e a força de duas pessoas que percorrem o mundo e que querem manter os espíritos desassossegados, o filme demonstra o imenso Amor e dedicação mútua entre eles. Que se tardaram em conhecer, mas que invariavelmente puderam partilhar a sua Vidamor...

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Os Nojistas...


Após observar uma latrina conspurcada, cheguei a casa e sentei-me à secretária vergado pela vontade… tempo, tempo, tempo... parece-me faltar, ou talvez não o esteja a aproveitar… os dias passam e o descontentamento é crescente, bem como o pensamento que me martela na mente… mudança, mudança, mudança… martela a marreta da consciência. Como pode ser dolorosa a consciência, a crítica, a reflexão… dia após dia a injustiça desavergonhada, fraude clamorosa, embuste surreal, mentira descarada… “o futuro está a saque!” sussurro eu.

Enquanto uns vivem agarrados ao passado e outros tentam sobreviver no presente, existe uma espécie que saqueia o futuro. Eles não descendem directamente do Ser Humano, mas sim do bolor que floresce nos dejectos excrementosos. Eles auto intitulam-se Dirigentes, outros Lideres ou ainda Governantes. Penso que algo que se desenvolve e cresce dos dejectos excrementosos, se devia chamar Nojio. Nos tempos que correm penso mesmo que não vivemos no democratismo… pois ao inalar o seu cheiro pútrido digo alto e em bom som “vivemos no Nojismo!”

Corrente política criada pelos Nojistas, que para além de viver à conta da propaganda, da imagem, do faz que não faz e do não faz que faz. Vive ainda do sentimento fácil e da mentira de perna curta, do trabalho de muitos em prol de alguns…

A vergonha para os Nojistas é como o papel higiénico, pode sempre comprar-se mais!

Como as fezes contaminam a água imaculada dos sanitários, também os Nojistas nos contaminam com as suas dissimulações, as suas falsidades e os seus discursos diarreicos, ricos em peçonha e pobres em integridade…

Pão e circo como na Antiga Roma. Com pão e com circo, nem o fedor quente e húmido da matéria corpórea que os Nojistas expelem pela boca, vinda dos seus estômagos grandes e fartos, incomodam aqueles que dizem baixinho “não sei, nem quero saber”, “não é nada comigo”, “são todos iguais, pelo menos estes roubam, mas fizeram alguma coisa.”

Ataviados eles andam, bem montados em seus cavalos. Nação abaixo, nação acima pelas auto-estradas vai-se mais rápido, mas pouco ou ninguém se vê! Por essas belas estradas, muito se contempla e o aroma é bem mais fresco e sadio. Mas quem da trampa nasce, na trampa quer estar. Nem que para isso o trabalhador e o justo, tenham que lesar… palavras sábias as de um Velho Ancião lá para os lados do Marão.

Conta-se que os Nojistas são bom adubo para a terra… é verdade sim senhor. Desde então a terra tem sido rica em desigualdades, pobreza, miséria, injustiça, fome… diz o Velho Ancião lá para os lados do Marão que os Nojistas deitados à terra, ficam com as raízes mais profundas que um tumor. Estes sugam a esperança, a determinação, a alegria, os sonhos e em último estádio a vontade de lutar…

Só parece existir uma solução! É ter o olfacto bem apurado e o ouvido bem aguçado. E quando sentirem o odor fétido e repugnante dos Nojistas excrementosos, bem como o seu falar borbulhante e gargarejante, desconfiem!

Se te dizem “vamos dar mais”, cuidado que te vão tirar!

Se te dizem “vamos tirar”, cuidado que te vão tirar o dobro do que te disseram!

Se te dizem “queremos a mudança”, cuidado que vem ai mais do mesmo!

Se te dizem “contamos contigo”, cuidado que vais ser esquecido!

Se te dizem “a crise acabou”, cuidado que ela vai começar!

Aqui quem muda é a merda, porque as moscas são sempre as mesmas…

Se os Nojistas queremos fazer desaparecer, só há uma maneira de o fazer. Pega numa pá bem grande e ao escaravelho dá-los de comer!

Assim falou o Velho Ancião lá para os lados do Marão…

O que lhes podemos chamar...?

Ulrike Meinhof “If one sets a car on fire, that is a criminal offence. If one sets hundreds of cars on fire, that is political action”.



A noite é acordada por pedras a bater nos carros arder. Um grito surdo ecoou-a… quem foi? Porquê? Foram uns vândalos dizem uns, selvagens dizem outros, há ainda quem diga que foram uns bárbaros.

E a Vara de Alguns que levaram ao culminar desta situação, como os devemos chamar? Senhores talvez… ou ainda Pessoas Verticais… ou quiçá Pessoas de Carácter Imaculado e Moralmente Irrepreensíveis?

E quando a Vara de Alguns aldraba, engana, embusta, fabula, falseia, finge, ilude, intruje, lorota, simula, mesmo sabendo que ao faze-lo prejudica as actuais gerações, bem como as gerações vindouras, o que lhes podemos chamar? Companheiros, Compinchas, Parceiros?

E se uma Vara de Outros Alguns sabe que a Vara de Alguns mente, mas reúne-se com eles, não para ajudar as actuais gerações, nem mesmo as gerações vindouras, mas para poderem ficar com o lugar da Vara de Alguns. O que lhes podemos chamar? Honestos, Íntegros, Nobres?

E quando sabemos que a atitude dessas Varas de Alguns faz perder empregos, suga a esperança de uma vida melhor e corrói o Estado Social. O que lhes podemos chamar? Patriotas, Amigos, Fraternais?

E quando devido a essa Vara de Alguns se olha para o lado e vemos cada vez mais a fome e a miséria de mãos dadas e com a cara cada vez menos escondida, a remexerem e a comerem dos lixos que essa Vara de Alguns considera sobras. O que lhes podemos chamar? Bondosos, Benévolos, Benfeitores?

E quando essa Vara de Alguns, nos leva a olhar para os mais antigos que trabalharam honradamente durante décadas, muitos deles começando a labutar mesmo antes de saber ler e escrever, e que são agora chamados de velhos, de fardos, de gastos e de despesa. O que lhes podemos chamar? Solidários, Visionários, Humanistas?

E quando essa Vara de Alguns, faz com que as pessoas trabalhem cada vez mais para receberem cada vez menos, para que essa Vara de Alguns possas refastelar-se de luxo, ostentação e fausto. O que lhes podemos chamar? Samaritanos, Franciscanos, Espartanos?

E quando essa Vara de Alguns, é levada perante a justiça, que embora cega e que por isso não vê o que lhe é colocada nos seus pratos da balança, leva a que essa Vara de Alguns seja isentada e ilibada. O que lhes podemos chamar? Honestos, Leais, Virtuosos?

E quando essa Vara de Alguns vê e ouve as pessoas a manifestarem-se na rua, pedindo que as injustiças terminem, e que durante a negociação acenam com a cabeça, mas realmente estão a fazer ouvidos moucos. O que lhes podemos chamar. Mediadores, Negociadores, Interessados?

E quando as coisas pioram de dia para dia e essa Vara de Alguns decide tirar a resolução do problema dos bolsos dos mesmos. Daqueles que menos têm, menos podem. O que lhes podemos chamar? Justos, Imparciais, Equitativos.

E quando essa Vara de Alguns desonra aquilo que prometera perante todos, que é defender os interesses do país e de todos os cidadãos, mas realmente só defendem os seus próprios interesses. O que lhes podemos chamar? Impolutos, Irrepreensíveis, Incensuráveis?

Se depois de tudo aquilo que essa Vara de Alguns fez, faz e fará, continuarem a ser chamados de Inocentes, Imaculados e Puros. Então eu quero ser chamado de vândalo, selvagem ou bárbaro. Pois o acto de arremessar pedras e de atear o fogo é um grito de protesto, é um berro que quer dizer basta desta Vara de Alguns de muitos rostos, de muitas vozes, de muitos interesses, mas de nenhuma moral, ética, honra, honestidade e justiça para com um país e os seus respectivos cidadãos. Mais vale ser chamado de selvagem e lutar pelo interesse nacional, do que ser um Senhor Límpido da Vara de Alguns que não passam de um vómito nojento e asqueroso, cuspido pela boca pútrida de uma qualquer cavalgadura corrompida…

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Can You Fell It...



Muito bom! Ainda por cima é música Portuguesa. A guitarra é brutal...

Verdes Anos...



"Bocas", esses desenhos animados simplesmente geniais, o seu sentido de humor é inigualável...

Verdes Anos...



"The Pastic Man", ora aqui está uns desenhos animados que via quando era mais pequenito...

sábado, 11 de dezembro de 2010

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Infelizmente os "DA WEASEL" terminaram...


Os Da Weasel anunciaram esta Quinta-feira o final de carreira. O anúncio do ponto final de um percurso de 17 anos foi feito no site oficial da banda.

«Os Da Weasel, um dos projetos mais bem sucedidos, e marcantes, da música portuguesa dos últimos anos, anunciam esta semana o seu fim», pode ler-se, no comunicado. «Os Da Weasel gostariam de agradecer a todos os que os acompanharam durante estes anos, em especial aos incansáveis e dedicados fãs», pode ler-se ainda.

Os Da Weasel iniciaram a sua carreira em 1993. Em 1995 lançaram o primeiro álbum “Dou-lhe com a Alma”, que os colocou de imediato na linha da frente da música feita em terras lusas. Para a posteridade ficam seis álbuns, o último dos quais, “Amor, Escárnio e Maldizer”, editado em 2007, e temas clássicos como ‘Outro Nível’, ‘Agora e para Sempre (A Paixão)’, ‘Duia’, ‘Tás na Boa’, ‘Re-Tratamento’ ou ‘Dialectos de Ternura’. O grupo foi premiado duas vezes com o troféu “Best Portuguese Act” dos MTV Europe Music Awards, em 2004 e 2007.

Os elementos dos Da Weasel estão agora concentrados noutros projectos: Virgul integra os Nu Soul Family, Pacman está n’ Os Dias da Raiva e Nobre e Quarema fazem parte dos Teratron.




Quero agradecer ao Pacman (Carlos Nobre) por me ter "oferecido" este relógio em 2005, que ainda continua a bombar. Forte abraço...

Andam ai uns "senhores" a Sabotar-nos o futuro...

Esta é para voçês...



Esta música do Grande Bob Marley é em especial para Mazu, Rossana Schiarantolla, Luiz Silva, Belinha, Susana Ferreira, Rita Ferreira e Litaechico que são seguidores deste blog e para aqueles que de vez em quando gostam de vir cá dar uma espreitadela ...

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Este tempo merdoso makes me feel BLUE...

Can You Feel It...



Decorria o ano de 2006 (grande ano). Depois de ir pela primeira vez ao Festival Músicas do Mundo em Sines, que foi espectacular (a companhia também ajudou muito), partimos para Peniche onde ficámos na casa duma amiga. 2 dias depois fomos pela primeira vez ao famoso e inigualável Andanças (festival internacional de danças populares). Muito bom! O espírito é fenomenal. Já era noite e numa das tendas ouvimos um som como nunca tínhamos ouvido antes. Descalçamo-nos e entrámos na tenda e assistimos maravilhados ao som dos Olive TreeDance. Grupo português, vindo do Porto, foi simplesmente brutal. No final fomos ter com a banda cumprimentá-los e felicitá-los.

Em 2007 fomos vê-los na margem sul num festival organizado pelo Tóca Rufar. Dançámos e pulámos quase até à exaustão. Nesse mesmo ano fomos novamente ao Andanças também mas não só para ver os Olive TreeDance. No final fomos cumprimentá-los e o baterista Hugo Danin olhou para mim e disse “eras tu que estiveste todo o concerto a dançar nos Tóca Rufar, tinhas uma t-shirt da Figueira da Foz?” Era verdade, sorri e disse “não conseguia estar parado, o som é bom demais”. No dia a seguir uma amiga vinha com um cd dos Olive TreeDance oferecido e assinado pelo Renato o homem do didgeridoo. O tema “Airport Tunnel” é o meu favorito.

Um forte abraço para os Olive TreeDance and keep the good work...

Ps: se um dia forem ao Andanças, bebam o famoso Hidromel (a bebida favorita dos Deuses), vão ver que não se arrependem...


domingo, 5 de dezembro de 2010

Can You Feel It...



José Vitor Espadinha "Recordar é Viver", grande sound system...

Rainy Day...

Can You Feel It...



Paredes está para a guitarra portuguesa, assim como Pessoa para as palavras, como Eusébio para o futebol ou como Amália para o fado, como Vasco da Gama para as Descobertas ou Camões para os versos, como Egas Moniz para a medicina ou Vieira da Silva para a pintura... Saibamos guardar memória e fazer deles exemplos de portugalidade (retirado do canal Oroedor)...




oroedor 5 meses atrás 38

Can You Feel It...

Can You Feel It...

Can You Feel It...



É verdade, são Portugueses...

Can You Feel It...



O som da guitarra portuguesa é brutalíssimo...

Can You Feel It...



A música mais sexy de sempre. O Dançarino louro vestido de branco a dancar é muito engraçççado...

Can You Feel It...



Cada vez que vejo o anúncio da Pópota com esta música adulterada até fico com amargos de boca...

sábado, 4 de dezembro de 2010

Blues Brothers Rules...

Can You Feel It...



Filme de 1980 intitulado "The Blues Brothers". Nesta cena eles vão actuar num bar em que só se ouve música country. Eles tentam tocar as suas músicas, mas rapidamente percebem que têm que tocar algo diferente e resolvem brindá-los com "RAWHIDE"...

Can You Feel It...

Isto é um GRAAANDE FILME e um GRAAANDE SOM 3/3...



Filme de 1966 "The God, The Bad and the Ugly", "l Buono, Il Brutto, Il Cattivo" ou "O Bom, O Mau e O Vilão".

O filme é brutal e a banda sonora é excelente...

Isto é um GRANDE FILME e um GRANDE SOM 2/3...



Filme de 1965 "For a Few Dollars More", "Per Qualche Dollaro in Più" ou "Por Mais Alguns Dólares...

Isto é um GRANDE FILME e um GRANDE SOM 1/3...



Filme de 1964  " A Fistful Of Dollars", "Per Un Pugno Di Dollari" ou "Por Um Punhado De Dólares"...

O filme iniciou a popularidade dos género spaghetti western e faz parte da trilogia dos dólares (como é comumente conhecida). Os filmes seguintes foram "Por Mais Alguns Dólares" e "O Bom o Mau e o Vilão", também com a actuação do Lendário Clint Eastwood.
Em ambos os filmes, a personagem de Clint Eastwood não diz o seu nome, recebendo então apelidos de outras personagens, como Joe, Monco ou Blondie.

Os filmes foram realizados pelo inigualável Sergio Leone. Este foi um dos mais brilhantes cineastas da sua geração e inventor de um estilo em que não faltam cenas de pura genialidade. Ele é hoje fonte de inspiração para novos cineastas como Quentin Tarantino e Robert Rodriguez. Existe até uma forma de fazer grandes planos chamado "plano à Sergio Leone".
Quentin Tarantino usa esse "plano" em alguns dos seus filmes.

Os 3 filmes têm a banda sonora composta de forma sublime pelo Grande Ennio Morricone...