"Afastar muitos para longe do rebanho, foi para isso que eu vim!" Nietzsche

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Este filme podia ter sido realizado pelo Emir Kusturica. Isto é um elogio...

Ontem a sorte bateu-me à porta. Ia eu ao cimena pronto para ver o filme «O atalho» quando reparo que ia ser a ante-estreia do filme «A viagem do director». A senhora da bilheteira diz-me "hoje não dá para ver o filme O atalho" (é o que dá consultar os horários na net, pensei eu). Um bocado aborrecido pergunto-lhe, "posso comprar um bilhete para o filme A viagem do director?". A resposta foi, "o filme é só para quem tem convite!" Resignado viro costas ainda com o dinheiro na mão... mas a noite ainda não tinha acabado, uma alma caridosa que ouviu o meu dialogo com a senhora da bilheteira educadamente diz-me o seguinte, "eu tenho dois convites e só preciso de um, se quiser dou-lhe o meu!" Levantei a cabeça, arregalei os olhos e agradeci. Ingenuamente peguei no dinheiro e disse-lhe, "quanto é?" A esta pergunta a caridosa senhora respondeu, "não e nada é um convite..." Quero desde já agradecer à ilustre desconhecida que me ofereceu o bilhete para a ante-estreia, obrigado...



O director de Recursos Humanos (Mark Ivanir) de uma das melhores e mais conceituadas pastelarias de Jerusalém está a viver um momento muito delicado: a sua mulher abandonou-o, perdeu o relacionamento com a filha e o seu emprego só lhe traz aborrecimentos. Quando uma das suas empregadas, emigrante romena, morre num atentado suicida na própria pastelaria onde trabalhava, ninguém vem reclamar o corpo. Acusado de impiedade e desinteresse pelos seus funcionários, é pressionado a levar o cadáver da mulher para o país natal desta e entregar o caixão à família.

Na longa jornada de Israel a uma aldeia remota na Roménia, na companhia do cadáver, ele vai conhecer outras realidades, descobrindo uma nova vida.

Uma comédia dramática realizada por Eran Riklis ("Lemon Tree", "The Syrian Bride"), que adapta a obra "A Woman in Jerusalem", escrita por A. B. Yehoshua. PÚBLICO






Sem comentários: