"Afastar muitos para longe do rebanho, foi para isso que eu vim!" Nietzsche

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Fome é um filme que marca...




Realizador: Steve McQuenn
Elenco: Michael Fassbender, Stuart Graham, Helena Bereen

"Fome" é o primeiro filme do artista plástico britânico, Steve McQueen, que ganhou o Turner em 1999 e que, agora, conquistou em Cannes, onde o filme ganhou a Caméra d´Or, troféu que distingue a melhor primeira obra apresentada no festival.


O filme revisita o famoso e polémico caso de Bobby Sands, que se encontrava na prisão Maze, Belfast, Irlanda do Norte. A pelicula mostra as últimas semanas do activista do IRA que liderou a famosa greve de fome, de 1981, contra o tratamento que recebiam dos agentes prisionais britânicos e em busca do estatuto de prisioneiro político.

Mais do que redescobrir a pele de Sands, o reputado artista conquistou já o louvor da crítica pela experiência plástica e estética que o filme representa. Ainda para mais, não sendo propriamente um realizador encartado.

"Fome" questiona as noções de moral, de mártir, de herói e olha para o corpo como arma de arremesso quando não se tem mais nada com que lutar.

Visto como uma "orgia de violência" útil, com a contenção necessária para não cair no moralismo ou na mensagem panfletária, a obra só tem recebido elogios.

Há mesmo quem diga que o realizador já entrou para a história do cinema, mesmo não fazendo mais nenhum filme.

Sem comentários: