"Afastar muitos para longe do rebanho, foi para isso que eu vim!" Nietzsche

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Esse grande Democrata, Aníbal Cavaco Silva ...


Era para ter escrito este texto a 24 de Junho de 2009, mas infelizmente os dias só têm 24 horas…

Aníbal Cavaco Silva, esse grande homem da Democracia Portuguesa, foi o Primeiro-Ministro que mais cargas policiais autorizou, até hoje. E à frente dessas cargas policias como Ministro da Administração Interna, estava Dias Loureiro. Outro grande homem da Democracia Portuguesa. Ambos imaculados, ambos defensores da Democracia e da Igualdade…

Aníbal Cavaco Silva o homem que no dia de Portugal falou "de raça", e que proferiu a famosa frase ”nunca me engano e raramente tenho dúvidas”. O homem que depois de se enganar (pois tinha a certeza absoluta que ganharia as eleições presidenciais contra Jorge Sampaio, o que não veio a acontecer), permaneceu calado durante quase 10 anos, o tempo que Jorge Sampaio foi Presidente da República. Durante esses quase 10 anos, Aníbal Cavaco Silva permaneceu num silêncio absoluto, em nada contribuindo para o desenvolvimento de Portugal. Silêncio esse que só foi interrompido pela famosa frase “isso é tabu”, quando questionado se se iria candidatar à Presidência da República… o que veio acontecer. Quase 10 anos de silêncio para que todos se esquecessem como tinham sido um grande Democrata…

Mas durante esses quase 10 anos de silêncio e de tabus, escreveu 2 livros autobiográficos, onde escreveu o que quis. E é claro que segundo o escritor (o próprio Aníbal Cavaco Silva) ele foi o melhor Primeiro-Ministro de Portugal e se não foi melhor, foi por causa das “forças de bloqueio”, outra expressão célebre para se referir a quem discordava das suas políticas … após isto a maioria dos portugueses esqueceu-se das enúmeras cargas policias, de quem tinha criado as famosas propinas nas Universidades, não com o objectivo de reduzir o financiamento do Estado para o Ensino Superior, mas para segundo ele, aproveitar esse dinheiro para melhorar as condições nas Universidades… Algo que foi amplamente conseguido. Estas piadas são quase tão boas como as piadas do alô, alô. Nessa altura a Ministra da Educação era outra grande Democrata, Manuela Ferreira Leite, que é candidata a Primeira-ministra, que publicamente afirmou “não sei se a certa altura não é bom haver 6 meses sem Democracia, meter-se tudo na ordem e depois venha a Democracia”. Acho que Salazar, ou o Botinhas (como carinhosamente gosto de lhe chamar) tinha a mesma ideia, mas em vez de 6 meses, foram 36 anos. E foi preciso cair da cadeira para que largasse o poder…

Esqueceram-se que durante dois mandatos como Primeiro-Ministro, entraram da União Europeia, na altura CEE, milhões e milhões de contos (na altura ainda existia o escudo) por dia. Sim leu bem, por dia. E que melhorias houve para a vida dos portugueses? Para a maioria dos portugueses, poucas. Para uma minoria dos portugueses, muitas. Podia-se verificar que os subsídios vindos da antiga CEE foram importantes para o aumento do número de vendas de jipes e na aquisição de apartamentos de luxo em Vilamoura… à é verdade, e as tão faladas auto-estradas!

Mas a pièce de résistance foi o famoso buzinão, na Ponte 25 de Abril. Este é sem dúvida alguma o principal acontecimento que demonstra todo o espírito Democrático de Aníbal Cavaco Silva o nosso actual Presidente da República e representante máximo da Democracia em Portugal. É um orgulho!

Os factos ocorreram, podem é estar esquecidos… passado 2 a 3 dias depois das eleições para o Parlamento Europeu, o governo do PSD, liderado pelo grande Democrata Aníbal Cavaco Silva, resolveu subir o valor da portagem da Ponte 25 de Abril (a vida tem destas ironias) não em 5%, não em 20%, não em 30%, mas uns diminutos 50%... os cidadãos sentiram-se enganados e defraudados. O governo pensou que agora que os cidadãos já tinham votado, podiam aumentar as portagens sem que isso se reflectisse nos resultados das eleições para o Parlamento Europeu! O que aconteceu a seguir foi uma enorme onda de protesto e indignação por esta atitude tão Democrática do governo de Aníbal Cavaco Silva.

Dá-se então o famoso “buzinão”. Os cidadãos durante o longo tempo que ficavam nas filas até chegarem à portagem para pagar, com o respectivo pequeno aumento de 50%, buzinavam como forma de protesto e como forma de se fazerem ouvir...

Mas dia 24 de Junho de 1994, dá-se o bloqueio! Vários camionistas perfilados em todas as faixas da Ponte, fizeram uma marcha lenta, chegados às portagens da Ponte 25 de Abril, pura e simplesmente desligaram os motores e bloquearam a entrada para a Ponte, sentido Sul – Norte. Tinha-se dado o bloqueio da Ponte 25 de Abril. O governo estava incrédulo. Como tinha sido possível o rebanho de portugueses que nas eleições de 1991 lhes tinha dado maioria absoluta com 50,6% dos votos, praticar tal acto?

Passadas algumas horas, chegava de helicóptero Dias Loureiro, ainda com bigode, porque devia dar um ar mais viril e honesto, digo eu não sei. Um dos expoentes máximos da Democracia Portuguesa e na altura Ministro da Administração Interna. Objectivo deste ministério: O Ministério da Administração Interna é o departamento do Governo responsável pela formulação, coordenação, execução e avaliação das políticas tendentes a assegurar, no território nacional, a autoridade do Estado, a segurança dos cidadãos e dos seus bens, a paz e a ordem públicas, a livre participação política dos cidadãos através de actos eleitorais e referendários e o socorro às populações em caso de alteração da normalidade de vida originada por acidente grave ou catástrofe.

Assim sendo, chegou e fez a sua avaliação, tentou negociar estilo, do tipo, vamos a dispersar, o aumento é um aumento justo e vocês estão aqui a atrapalhar o trânsito e não vamos ceder… mas ninguém abalou. Resultado, mais uma das muitas cargas policias autorizadas pelo grande Democrata e actual Presidente da República e representante máximo da Democracia em Portugal, Aníbal Cavaco Silva, organizada pelo imaculado Dias Loureiro, que mandou as forças da “ordem” da PSP e da GNR para o local.

As forças da “ordem” começaram a “limpar” a Ponte de todo e qualquer tipo de cidadãos. Aqueles que são cidadãos para votar e para pagar, mas não são cidadãos para reivindicar e demonstrar a sua indignação. Imagens perturbadoras e ridículas de uso excessivo de força desprovida de massa cinzenta, puderam ser vistas na televisão. Vários elementos das forças da “ordem” a deitarem violentamente um indivíduo ao chão, que simplesmente se mantinha parado. Cerca de 15 polícias a “malhar” (penso que é a melhor expressão) num motociclista que já se encontrava no chão. Um jovem que ficou paraplégico com um possível tiro disparado pela forças da “ordem”, mas que até hoje nunca se esclareceu. Passadas várias horas de “malhação”, lá conseguiram dispersar os cidadãos que se manifestavam.

Fase seguinte… retirar os inúmeros camiões que bloqueavam o acesso à Ponte.

No dia seguinte, vem à televisão Ferreira do Amaral, Ministro das Obras Públicas, que esteve na administração da empresa SEMAPA, que entre outras coisas vende, cimentos, betão, argamassas, cal hidráulica, cimento cola… vai-se lá perceber estas curiosidades… a isto é que eu chamo coincidências, mas que as há, há! Ferreira do Amaral veio dizer que o período de não pagamento de portagens habitual no mês de Agosto seria alargado também ao mês de Julho (mas só nesse ano, ele esqueceu-se foi de dizer isto).

O governo do grande Democrata Aníbal Cavaco Silva tinha cedido, a petit peu… os cidadãos abrandaram os protestos. Mas, Aníbal Cavaco Silva, vai à televisão divulgar a sua “teoria da conspiração”: estes acontecimentos deviam-se a forças políticas do Partido Comunista e/ou Extrema-esquerda. Vamos descodificar o pensamento do grande Democrata Aníbal Cavaco Silva.

Em 1991 tinha ganho as eleições com maioria absoluta com 50,6% dos votos. E passados 3 anos, pois estávamos em 1994, imensos cidadãos resolvem demonstrar o seu desagrado através do buzinão e do bloqueio por as portagens terem aumentado 50%, após 2 a 3 dias de terem votado para o Parlamento Europeu. Segundo o grande Democrata Aníbal Cavaco Silva, se as pessoas se manifestam para se demonstrarem indignadas e enganadas, é porque houve “mão” do Partido Comunista e/ou da Extrema-esquerda. Será que dos cidadãos que se estavam a manifestar não havia nenhum dos 50,6% que votaram nele? Será que teve azar e naquelas manifestações que duraram 6 meses, só estavam cidadãos que pertenciam aos 49,4% que não tinham votado nele? Se assim foi o pobre do homem teve azar…

O que se pode concluir das palavras desse grande Democrata Aníbal Cavaco Silva, é que o Partido Comunista e/ou a Extrema-esquerda, se realmente estiveram por de trás do buzinão e do bloqueio, estiveram ao lado dos cidadãos que queriam demonstrar ao governo que se sentiam enganados e injustiçados. Ou seja, o Partido Comunista e/ou a Extrema-esquerda associaram-se àqueles que não aceitavam a prepotência de um governo, cujo lema é tudo quero, tudo posso, liderado pelo grande Democrata Aníbal Cavaco Silva. Segundo ele, isso é mau… bom seria que os cidadãos não expressassem as injustiças que sentem.

Penso que um protesto que durou 6 meses, para além de um possível envolvimento do Partido Comunista e/ou da Extrema-esquerda, os cidadãos estavam sem dúvida alguma motivados a demonstrarem o tamanho do seu desagrado. Foram 6 meses de protestos… mas o grande Democrata Aníbal Cavaco Silva, como lhe é costume, tem uns pontos de vista, como direi, um bocado especiais… pois ele nunca se engana e raramente tem dúvidas!

Após não se ter pago portagens nos meses de Julho e Agosto, porque assim o governo de Aníbal Cavaco Silva decidira, chega o mês de Setembro e tinha-se que pagar a portagem com os módicos 50% de aumento… buzinão outra vez por parte dos cidadãos. O controlo ao acesso à Ponte começou a ser mais fiscalizado, com maior presença das forças da “ordem”, com reboques de pesados sempre disponíveis e passados 6 meses de buzinão o governo do grande Democrata Aníbal Cavaco Silva permaneceu surdo… e os aumentos mantiveram-se. Pensa-se que iremos continuar a pagar a Ponte 25 de Abril até ao ano 5789…

Quero só relembrar que em 1992 o governo então liderado pelo grande Democrata Aníbal Cavaco Silva censurou a obra “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” de José Saramago. Resultante dessa falta de liberdade de expressão por parte do governo do grande Democrata Aníbal Cavaco Silva, o escritor José Saramago, vencedor do Prémio Nobel da Literatura, exilou-se até hoje em Lanzarote nas ilhas Canárias, Espanha.

Numa entrevista de José Saramago ao Jornal I do dia 01 de Junho de 2009, o escritor fala sobre o boicote da editora de Sílvio Berlusconi ao seu último livro. E pode ler-se “Escrevo aquilo que penso e acho que não tenho sido afectado por isso. Aconteceu com o Evangelho Segundo Jesus Cristo [o romance foi cortado da lista dos concorrentes ao Prémio Literário Europeu por Sousa Lara, subsecretário de Estado da Cultura do Governo de Cavaco Silva em 1992] e aconteceu agora mas, fora isso, não me lembro de outras tentativas sérias de censura sobre o meu trabalho".

Por isso já sabem que como Presidente da República e representante máximo da Democracia em Portugal, temos esse grande Democrata Aníbal Cavaco Silva. Eu sei que é difícil decorar tudo e sei que com o tempo muitas coisas se vão esquecendo, mas há certos factos que não podem ser esquecidos…

De Aníbal Cavaco Silva estamos falados. Da Manuela Ferreira Leite, ou Nelinha (como carinhosamente gosto de lhe chamar), penso que também estamos conversados.

José Sócrates é simplesmente a personificação de Aníbal Cavaco Silva e da Nelinha, numa versão menos velha, ou seja com novo look.

Em relação ao Paulo Portas é também uma versão mais nova e mais branqueada de José Sócrates.

Verdade seja dita, segundo esse grande Democrata Aníbal Cavaco Silva, o Partido Comunista e/ou a Extrema-esquerda é que apoiaram o buzinão da Ponte 25 de Abril… quando os cidadãos anónimos se manifestam quem é que está ao lado deles?

Felizmente vivemos numa Democracia, por isso quando votarem, votem informados e em consciência!

Cuidado com as corjas que rastejam pelas nossas Instituições Democráticas, já dizia o velho Ancião, lá para os lados do Marão!






1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, bom dia!
Descobri este blog por acaso e gostei do que por aqui fui lendo.
Fiquei embeiçado por uma foto que tem na coluna da direita "Eu voto, mas não nestes" e queria perguntar-lhe se não se importa que a utilize nos meus blogs.Pode ser?