"Afastar muitos para longe do rebanho, foi para isso que eu vim!" Nietzsche

sábado, 12 de novembro de 2011

É só para relembrar...

Árvore Genealógica Skinhead


Tenho andado constipado e depois de me ter assoado, de uma forma vigorosa, tive o seguinte pensamento. Será que tenho verdades absolutas?

Resolvi proceder a uma cena que está na moda, chama-se introspecção… bolas até custa a dizer. Coloquei numa folha todas as minhas verdades absolutas que por acaso davam consistência aos meus preconceitos/juízos de valor.

A homossexualidade é uma doença;

Um homem que tenha muitas namoradas é garanhão, se for uma mulher a ter muitos namorados é puta;

Só os drogados e os homossexuais é que apanham sida;

As hemorróidas apanham-se nos acentos quentes dos transportes públicos;

Os políticos só pensam nos interesses do país e dos cidadãos que eles representam;

As prostitutas, são prostitutas porque querem;

Os comunistas comem criancinhas;

Não existe fome em Portugal;

Tanto os ricos como os pobres, têm o mesmo acesso à saúde e à educação;

Na loja dos chineses tiram-nos os órgãos;

O F.C.P nunca foi beneficiado pelos árbitros;

Os Skinheads são racistas, neo-nazis e fascistas. E o movimento nasceu na Alemanha ariana.

Tinha finalmente escrito todas as minhas certezas absolutas, que davam consistência aos meus preconceitos/juízos de valor.

Mas vejam lá o azar pá, estava já sentado a beber uma imperial, quando vejo uma revista com um título de uma reportagem em letras garrafais, que dizia, a verdadeira origem do movimento Skinhead… vi logo que o dia ia começar mal! Lancei-me à revista, como um cão a um osso, impaciente por saber se a minha verdade absoluta era consistente…

“Nos dias de hoje, compreende-se por “skinhead” um marginal racista que luta por ideais de extrema-direita. Esta injustificada acepção foi nos dada pela comunicação social e por grupos de “neo-nazis” que resolveram adoptar o estilo skin sem se preocuparem em conhecer as suas origens.

Estamos na Jamaica em 1962, depois de largos anos de domínio imperialista britânico que deixaram este país na miséria, a Jamaica teve finalmente a sua independência. Os jovens deparam-se então com uma vida sem futuro e migram para as cidades, assim surgiram os guetos de Shanty Town e Trencttown onde se formavam gangs de jovens delinquentes, pistoleiros e traficantes de marijuana. Dos guetos surgem também novos ritmos influenciados pelo Jazz e Rhytm&Blues, primeiro o Ska (música skinhead por excelência), depois o RockSteady e mais tarde o Reggae.

Como não havia trabalho na Jamaica, alguns grupos populacionais partem para os subúrbios operários ingleses, onde se começam a relacionar com jovens britânicos, sobretudo com os Hard-Mods, pois estes eram apreciadores de R&B e Soul. Assim, a partir de 1965-66, estes jovens que tinham produzido a inovadora cultura modernist - ou pelo menos os não homologados na swinging London de Mary Quant e do psicadelismo - reagem à crise económica e à cada vez mais evidente exclusão social, tomando uma atitude estética mais agressiva que realçasse a sua condição de subalternidade social. Distantes dos excessos consumistas publicitados pelos massmedia, os Hard-mods criam o seu estilo com um casacão parka, um pólo fred-perry e um corte de cabelo cada vez mais curto contrastando com o penteado “à francesa” dos Trendy Mods. Devido à sua condição social, estes jovens acabam por se reapropriar do contexto original da working class: as ruas do bairro, o pub da esquina e o campo de futebol local. Outros viajam como penduras nas scooters dos amigos mais afortunados.

Quando Desmond Dekker chega a Inglaterra numa digressão para promover sucessos como “007”, actuando em pleno uniforme rude, camisa Fred Perry o fenómeno generaliza-se, e são as influências destas duas culturas (Hard-Mods e Rude-Boys) que fazem nascer o movimento SKINHEAD. Botas, suspensórios finos, cabelos curtos, scooters, roupa com estilo e música negra é o que domina o espírito de 69, Rude-Boys e skins negros e brancos influenciados pela cultura operária inglesa e pela cultura jamaicana. O movimento original Skinhead teve uma curta mas intensa existência (mais ou menos até 1972). Esta situação deveu-se à evolução musical e à associação que os massmedia faziam deste movimento com a violência.Foi preciso esperar quase uma década para que a cultura skinhead ressurgisse. Mas desta vez os skinheads vieram à luz abraçando a música Punk e a 2ª vaga do Ska que ficou conhecido por 2 tone. As culturas Punk e Skin vão ser muito importantes uma para a outra. O Punk que é uma cultura “irmã” e que estava bastante ligada aos filhos da classe operária, vai ajudar o skin a revitalizar-se; e por outro lado o Skin vai ajudar o Punk, que se estava a tornar numa cena muito comercial em direcção à new wave, a voltar para as ruas agora num estilo 100% operário, paralelo ao Punk, mas mais radical nas suas críticas contra o sistema social estabelecido, este novo género musical foi rotulado de “OI!” que por sua vez era o grito de rebeldia da classe operária.

Assim o movimento volta a ganhar aquela “negritude” que se perdera nos anos Setenta, e que deixara um vazio tal que induziu alguns skins a repudiar as suas próprias origens e a aderir as teses racistas, tão caras à cultura dominante, de grupos neo-nazis como o National Front. Infelizmente esta segunda onda de skins, finais dos anos 70 e início dos anos 80, foi infiltrada por racistas e fascistas. Estes Boneheads (nome dado aos skins nazis) levaram a opinião pública a pensar que todos os skinheads são racistas.

Aproveitando, uma fase de modernização industrial que afectou sobretudo a classe operária, alguns partidos fascistas ingleses como o National Front (N.F) que mais tarde deu origem ao British National Party (B.N.P), tentaram fazer crer que a culpa das dificuldades por que passava a classe trabalhadora, eram dos imigrantes. Esta velha história da carochinha, que põe sempre os imigrantes como os primeiros culpados de qualquer crise económica fez com que alguns skins e até punks, fossem recrutados para as fileiras do Young Nacional Front. Esta falsa imagem passada pela comunicação de que todos os Skinheads eram neo-nazis alastrou a toda a Europa. Para travar esta ascensão politica de extrema-direita, nascem por volta de 1984/86 na França, os Redskins em redor da banda Bérurier Noir para que se criasse uma espécie de serviço de segurança que se encarrega de proteger os festivais e impedir os “fachos” de entrar.

Em 1985 um grupo de skins nova-iorquinos decide criar a S.H.A.R.P –SkinHeads Against Racial Prejudice- que em português significa skinheads contra o preconceito racial, cujo principal objectivo era difundir a autêntica cultura skinhead e banir a politica e o racismo da cena Skinhead.

A finais de 1993 como consequência de um incidente provocado por supostos membros da S.H.A.R.P., cria-se em Nova Iorque a R.A.S.H. (Red & Anarchist SkinHeads) formada por skinheads anarquistas e comunistas, renunciando ao apoliticismo da S.H.A.R.P.A maioria dos skinheads, a nível mundial, podem não ser anjinhos, e fazem questão de não o ser, mas não são racistas nem nazis. Nem tão pouco são militantes comunistas ou anarquistas, a cultura skinhead não tem como objectivo a praxis política.”

Bem se os Skinheads não são racistas e até têm origens na Jamaica…! Queres ver que as outras verdades absolutas que eu tenho e que davam consistência aos meus preconceitos/juízos de valor, são falsas. Queres ver que eu afinal vou ficar sem preconceitos, nem vou fazer mais juízos de valor?! Era preciso ter muito azar para nenhuma ser verdadeira…!


A música é boa e serve para desmistificar o movimento Skinhead. Pois os verdadeiros, os originais são anti-racistas e anti-fascistas!





Sem comentários: