A Arte da Guerra - Propaganda da II Guerra Mundial é o título da exposição temporária co-produzida pelo Museu do Caramulo e Museu Colecção Berardo.
A exposição mostra mais de 200 peças originais, como cartazes, panfletos, filmes e crachás de países que participaram na guerra, como os Estados Unidos, a Alemanha, a Inglaterra, a França, a Itália, o Japão e a União Soviética.
O tema da propaganda em tempo de guerra é fascinante. Pelo seu impacto, pelas diferentes formas como foi implementado nas várias nações, pela quantidade sem precedentes em que foi produzida, mas acima de tudo pela forma de arte que ela assumiu, cumprindo com o objectivo de uma qualquer outra obra de arte: provocar emoções nas pessoas e mudar o mundo.
O cartaz impresso "foi a principal forma de propaganda, sobretudo pela facilidade de produção e de aplicação em qualquer local, permitindo que a mensagem estivesse sempre presente junto dos cidadãos, e apelando a que dessem, produzissem e se sacrificassem" em prol do esforço de guerra, pode ler-se na descrição da exposição.
Os cartazes foram uma forma de propaganda criada expressamente com imagens fortes e mensagens acessíveis a toda a população, de forma a chegar a todo o tipo de pessoas, para as mobilizar a um apoio activo para o esforço de guerra.
Esta forma de comunicação foi produzida por ministérios e agências governamentais, organizações independentes ou empresas privadas, e combinava "ilustrações com forte teor emocional com mensagens de texto fáceis de decorar".
Enquanto na I Guerra Mundial os cartazes eram mais artísticos e mais sombrios, a propaganda da II Segunda Guerra Mundial, principalmente a partir de 1943, passou a recorrer a mensagens de texto simples com imagens estilizadas criadas pela indústria publicitária para uma maior eficácia e compreensão, refere o museu, sobre a exposição.
O objectivo era "inspirar o patriotismo, apelar ao contributo a bem da causa nacional", e que poderia ser dado de diversas formas, desde o alistamento nas forças armadas, o racionamento de comida ou de outros bens essenciais, o esforço na produção da indústria da guerra, o cuidado com as conversas em locais públicos, ou a compra de títulos de guerra.
Horário: Aberto todos os dias entre as 10h00 e as 19h00 (última entrada às 18h30).
Preços: Entrada livre.
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