"Afastar muitos para longe do rebanho, foi para isso que eu vim!" Nietzsche

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Passados quase 30 anos, pouco mudou. Livro "Seara de Vento" de Manuel da Fonseca...


"Os representantes das autoridades, quando em funções, são meros cumpridores de ordens. Não existem como pessoas livres e responsáveis. São apenas o braço que age. A responsabilidade da acção é de outros, daqueles que lhes ditam. Homenageá-los, na circunstância, seria homenagear, não a eles, mas a autoridade"

"Pobre gente, os ricos, sempre inseguros do dia da amanhã! Torna-se urgente modificar este abominável estado de coisas. Assegurar-lhes uma tranquilidade perene e farta. Esposas amantíssimas, prole de primeira e nédia, boas casas, na cidade, campo, praia, iates de convés bem provido de menininhas de corpo ao sol, criadagem reverente, parque automóvel, contas na Suiça, de modo a que de pais para filhos, netos, bisnetos e assim por diante possam, para todo o sempre e sempre contentinhos, refastelar-se no ter".

"Acabar com a assustadora insegurança das fortunas e pôr ponto final às pretensões desses malandros dos trabalhadores a quem nunca satisfaz o que lhes damos de tão boa mente".

Excertos retirados do prefácio escrito em 1984 pelo escritor Manuel da Fonseca "Seara de Vento" (livro publicado em 1958).

Ps: obrigado P. pela oferta deste livro...





Sem comentários: